Headcount: o que é e qual a importância para o RH

Por

Carolina Lais

Por

Publicado em

8/11/21

Nós já falamos, mas não custa repetir: o capital humano é o bem mais valioso de uma empresa. Afinal, são os colaboradores que trabalham diariamente para que o negócio prospere.

Para conseguir fazer a gestão de pessoas adequadamente, e manter bons níveis de saúde,  bem-estar e produtividade, os profissionais de RH precisam se basear em dados.

Neste artigo vamos falar sobre um dos indicadores que ajudam o departamento de Recursos Humanos a realizar esse trabalho: o headcount.

Veja o que você vai encontrar no conteúdo:

O que é headcount?

Headcount, que significa contagem de cabeças em tradução literal, é um indicador do RH utilizado para saber a quantidade de colaboradores existentes na empresa ou em uma determinada área da organização.

Manter esse acompanhamento constante é fundamental para que o departamento de Recursos Humanos consiga compreender o atual cenário e se ele atende às demandas da empresa. Dessa forma, é possível analisar, por exemplo, se a força de trabalho está adequada ou não.

Um ponto importante é que a métrica contabiliza todos os funcionários da empresa independentemente do tipo de jornada de trabalho ou da forma de contratação.

Qual a importância desse índice para o RH?

O número de funcionários atuantes na empresa é um dado fundamental para compreender e melhorar a gestão do negócio. Ao realizar essa análise, o RH consegue comparar informações e tomar melhores decisões.

Essa métrica, em conjunto com outros dados, pode ajudar o RH a:

  • fazer uma previsão de custos com colaboradores;
  • estabelecer se os setores estão com a quantidade adequada de profissionais;
  • diagnosticar a necessidade de novos processos seletivos ou de remanejar funcionários;
  • avaliar a necessidade de demitir pessoas;
  • compreender o cenário da diversidade na empresa e criar medidas para melhorá-lo;
  • criar metas e avaliar o desempenho de maneira mais assertiva.

Como calcular o indicador de headcount da empresa?

Apesar de ser um indicador importante, calcular o headcount é bem simples: basta somar o número de funcionários da empresa. Quando for fazer isso, lembre-se de não excluir nenhuma categoria profissional. Todos os colaboradores precisam ser considerados no cálculo. 

Como o capital humano da empresa é muito mais do que apenas números, essa informação será analisada com outros fatores para ser utilizada de forma estratégica e é sobre isso que vamos falar no próximo tópico.

Como utilizar o índice de headcount de maneira estratégica

O capital humano da empresa é muito mais do que apenas números, mas o headcount não se resume a isso. Toda a informação recolhida na etapa inicial será analisada com outros fatores para ser utilizada de forma estratégica.

Conheça algumas formas de fazer isso:

Considere os objetivos do negócio

Durante a realização e análise do headcount, é importante não perder de vista os objetivos do negócio. Se a empresa pretende ampliar a sua atuação, por exemplo, é necessário utilizar essas informações para entender como isso vai impactar o orçamento do RH, a contratação de novos colaboradores e analisar a necessidade de criação de novos cargos ou setores.

Analise a necessidade de novos colaboradores e cargos

Será que o número de funcionários é adequado para a quantidade de demandas de trabalho? Ao analisar o organograma e os resultados de cada setor, é possível entender se é necessário fazer novos processos seletivos, realocar funcionários para outras áreas ou mesmo fazer um recrutamento interno.

Avalie o desempenho

As equipes estão produzindo resultados condizentes com o número de colaboradores que estão atuando em cada projeto? A análise do headcount e das avaliações de desempenho pode ser determinante para tomar decisões importantes para a gestão de pessoas, como contratação e corte de pessoal, a necessidade de realizar treinamentos, entre outras ações.

Como vimos, o headcount é um indicador essencial para o trabalho do RH. Entretanto, ele precisa ser utilizado de maneira inteligente e em conjunto com outros indicadores. Os dados são essenciais para conseguir reduzir os custos e melhorar o direcionamento das ações do RH.

Se quiser se aprofundar neste tema  e conhecer outros indicadores confira o Guia “Dados para RHs: como tomar decisões e otimizar gastos”.


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