A adoção de ações de saúde nas empresas se torna cada vez mais necessária frente a uma crescente preocupação com o bem-estar de pessoas colaboradoras.
De 2019 para 2020, o volume de auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais aumentou 30%, provocando 289 mil afastamentos do trabalho.
Esse exemplo diz respeito só à saúde mental, mas ainda é preciso pensar em outras doenças ocupacionais, bem como na possibilidade de acidentes de trabalho.
O que isso indica é que riscos existem e é fundamental evitá-los por diferentes motivos, havendo ainda ao menos 7 ações práticas que sua empresa pode adotar. Continue a leitura para saber mais!
Para facilitar, você verá neste post:
- Por que cuidar da saúde dos funcionários
- 7 ações práticas de saúde na empresa
- A importância das parcerias com empresas de saúde
Por que cuidar da saúde dos funcionários
É obrigação de quem emprega garantir um ambiente seguro e salubre para quem trabalha. Ou seja, um ambiente saudável que minimize qualquer risco à saúde e ao bem-estar.
Além do mais, investir em saúde impacta positivamente o contexto da organização. Para que você entenda melhor sobre isso, elencamos alguns benefícios de uma boa gestão de saúde corporativa abaixo:
- Evita absenteísmo;
- Melhora produtividade;
- Atrai e retém talentos;
- Fortalece a marca empregadora.
7 ações práticas de saúde na empresa
Para que sua organização conheça, na prática, as vantagens que listamos acima, separamos para você dicas de ações de saúde na empresa. Veja:
Invista em um clima organizacional saudável
Muito do bem-estar, sobretudo o mental, tem relação com a qualidade do clima organizacional.
Excesso de conflitos, ambiente pouco amigável à diversidade e lideranças autoritárias são exemplos de problemas que podem afetar o clima, a relação entre as pessoas e a relação entre as pessoas e a organização.
Cuidar para que o ambiente seja ou se torne mais agradável ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, favorecendo a saúde das pessoas.
Organize palestras e campanhas de conscientização
É interessante que eventos educativos façam parte das ações de saúde nas empresas, podendo contar com a presença de especialistas e materiais que sejam compartilhados internamente.
Um exemplo simples são as campanhas que atrelam um mês, uma cor e uma causa para conscientizar e incentivar cuidados em saúde.
A mais conhecida delas é o Outubro Rosa, mas existem várias outras ― e sempre falamos sobre elas aqui no blog da Pipo!
Adote a ginástica laboral na empresa
A ginástica laboral pode ser entendida como uma "série de exercícios de curta duração realizados no trabalho para melhorar a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores".
Para que isso ocorra, é importante que a empresa abra espaço, podendo até definir horários para que as pessoas façam pausas e realizem os exercícios.
Além do mais, convém contar com a orientação de especialistas ― com fisioterapeutas e educadores físicos ― quanto a quais exercícios fazer e como fazê-los corretamente.
Considere oferecer a "quick massage"
Como o termo indica, a quick massage é uma massagem rápida, com cerca de 15 minutos de duração, ideal para proporcionar o relaxamento.
Independentemente do tipo de atividade desempenhada, é comum que haja algum esforço que possa, gradativamente, gerar tensão e dor muscular nas pessoas.
O uso constante do mouse, por exemplo, pode acarretar em dor na região do trapézio que, quando agradava, pode irradiar para o pescoço e/ou braço, agravando o desconforto.
Os movimentos da massagem podem ajudar a reverter esse quadro, evitando a queda da produtividade e até o afastamento do trabalho.
Cuide da ergonomia do funcionário
Ainda, outra ação de saúde nas empresas que merece destaque é o cuidado com a ergonomia no trabalho.
Falamos de uma ciência que estuda as melhores formas de interação entre uma pessoa e seu ambiente de trabalho, assim como de adaptações para garantir seu bem-estar durante a execução de tarefas.
Definir a altura certa das mesas, a posição adequada da tela do notebook, o uso de um apoio de pés e medidas afins se relacionam diretamente com a ergonomia.
Seu papel passa por diminuir o risco de lesões e acidentes de trabalho, bem como aumentar a produtividade das pessoas que trabalham na empresa.
Incentive uma alimentação saudável
Uma alimentação equilibrada fortalece o organismo e aumenta a disposição. Comer bem ajuda a proteger o sistema imunológico, além de ter influência positiva na recuperação de pessoas com transtornos mentais.
Se a empresa oferece refeições, uma boa ação prática de saúde é contar com orientação nutricional para desenvolver o cardápio.
Se a empresa não oferece refeições, uma estratégia válida é buscar parcerias com restaurantes próximos que tenham um cardápio mais equilibrado.
Além disso, as ações educativas ― já mencionadas antes ― podem incluir dicas de receita e preparo de alimentos, visando uma mudança de hábitos global.
Ofereça um bom plano de saúde
Por fim, nossa lista de ações de saúde nas empresas termina com a sugestão da contratação de um plano de saúde corporativo para viabilizar a busca por ajuda especializada sempre que necessário.
A importância de fazer parcerias com empresas de saúde
Já te demos boas dicas de ações de saúde em empresas, mas temos algo mais a dizer: considere firmar parcerias com empresas de saúde como a Pipo.
A Pipo é aliada do seu RH porque faz todo o serviço de gestão de benefícios em saúde ― desde ajudar na escolha do plano corporativo ideal até buscar as melhores condições de renovação contratual.
Mas, considerando o que a Pipo pode fazer pelas pessoas da sua empresa, precisamos te contar que realizamos um mapeamento da saúde de funcionários e teleconsultas com nosso Time de Saúde.
Ainda, se preciso, ajudamos as pessoas a encontrar especialistas de diversas áreas de saúde cujas consultas sejam cobertas pelo plano contratado pela empresa.
Tudo isso é sinônimo de mais facilidade na hora de garantir a saúde e o bem-estar de quem trabalha na sua organização!
E se você quiser se informar ainda mais sobre o que pode fazer pelas pessoas que atuam em sua empresa, confira nosso e-book Saúde no trabalho: principais pontos para o RH ficar atento!