Se tem uma coisa que todo mundo concorda é que os últimos anos não foram fáceis. Os desafios provocados pela pandemia exigiram diversas mudanças em todos os segmentos da sociedade — inclusive no mercado de trabalho. E, como não poderia ser diferente em meio a uma crise sanitária, a saúde dos colaboradores é uma das principais preocupações do RH 4.0.
Colaboradores mais estressados e ansiosos, funcionários em home office, novas regras de segurança e higiene e até as sequelas pós-Covid implicam uma forte necessidade de mudança na gestão de saúde empresarial. Neste conteúdo, vamos detalhar quais são esses desafios para o setor de RH e como é possível solucioná-los para garantir mais bem-estar dos times.
Você vai acompanhar:
Desafios do RH com a gestão de saúde
O RH é responsável por promover o bem-estar dos funcionários para que eles possam ser produtivos. No entanto, especialmente no momento em que estamos vivendo, essa tarefa é muito complexa — até mesmo do ponto de vista financeiro.
Uma pesquisa da consultoria Mercer Marsh Benefícios mostrou que o valor pago pelo plano de saúde empresarial teve um considerável aumento após o início da pandemia. De 2020 para 2021 o aumento foi de 11% — alcançando R$ 427,09.
Ainda de acordo com o estudo, em 2021, o plano representou o segundo maior custo na folha de pagamento das empresas (13,95%), perdendo apenas para o salário dos funcionários.
Como deixar de cuidar da saúde dos funcionários não é uma alternativa, é fundamental analisar cuidadosamente esses desafios para encontrar caminhos para resolvê-los.
Então, vamos lá? Confira quais são as principais dificuldades do RH com a gestão de saúde:
Gestão operacional
Uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos seus funcionários precisa lidar com uma série de movimentações burocráticas, entre elas:
- gerenciamento dos benefícios de saúde;
- análise e acompanhamento dos dados de saúde dos funcionários (o que inclui uso do plano de saúde, mapeamento da saúde dos funcionários, quantidade de tickets abertos no suporte da corretora etc.);
- controle de custos e faturas dos benefícios;
- auxiliar colaboradores com cancelamentos e inclusão de novos dependentes;
- negociar renovação de contratos.
Sem o auxílio de uma boa ferramenta é fácil se perder em meio a tantas tarefas e cometer erros que vão prejudicar a experiência do colaborador, além de causar outros tipos de prejuízos para a organização.
Com a plataforma da Pipo, o trabalho do RH fica muito mais prático e eficiente. Tudo isso é controlado de forma centralizada e com o auxílio tecnológico para evitar erros e potencializar os resultados. Para você ter uma ideia, a inclusão e exclusão de colaboradores nos benefícios de saúde fica até 10x mais rápidas com a nossa solução.
Gestão de saúde
Fazer uma boa gestão de saúde empresarial envolve várias estratégias que visam a melhora do ambiente de trabalho, o incentivo ao autocuidado, a prevenção e tratamento de doenças, entre outras situações complexas. Como você pode imaginar, apenas contratar um plano de saúde qualquer não vai resolver os desafios de saúde da empresa.
É necessário, por exemplo, encontrar os benefícios de saúde mais adequados e acompanhar os dados de uso desses serviços para ter insights do que pode ser feito para melhorar a saúde dos times (e evitar o mau uso que pode elevar a sinistralidade).
Além da gestão de benefícios, a empresa fica por dentro das inovações e legislações que envolvem a saúde corporativa, criar um calendário anual para participar de campanhas de saúde (como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa), entre outras ações.
Contar com o apoio de uma empresa especializada é fundamental para conseguir planejar, executar e mensurar essas atividades com mais facilidade e sucesso.
Suporte ao colaborador
- “Perdi a minha carteirinha do plano. E agora?”
- “Qual especialista procurar para resolver esse problema de saúde?”
- “Qual é o horário de funcionamento da rede credenciada?”
É natural que os colaboradores tenham dúvidas sobre como utilizar os benefícios de saúde oferecidos pela empresa. Geralmente, quando isso acontece, o RH é o primeiro setor que os funcionários vão resolver seus problemas.
Entretanto, o RH já é um setor com muitas responsabilidades e os profissionais do departamento podem não ter tempo ou conhecimento suficiente para oferecer o melhor suporte aos funcionários.
Para resolver essa questão de maneira humanizada, a Pipo desenvolveu a Área do Membro — um canal exclusivo e digital para que os membros possam tirar todas as suas dúvidas (operacionais e de saúde) com especialistas.
Parceria estratégica
A rotina dos profissionais de RH é muito corrida e, para dar conta de tantas responsabilidades, é indispensável contar com ferramentas e o apoio de outros especialistas. No caso da gestão de saúde, não é diferente.
É fundamental ter um parceiro estratégico para conseguir encontrar as melhores soluções de saúde para o time (e para os objetivos da empresa), administrar esses benefícios com eficiência e dar melhor suporte aos funcionários.
Além disso, a parceria deve contribuir para a coleta de dados sobre o uso dos benefícios, a análise dos comportamentos dos funcionários, entre outras informações importantes para otimizar a gestão.
Diferenciais Pipo
A Pipo Saúde pode ser o parceiro estratégico que o seu RH precisa e revolucionar a experiência de saúde do seu time. Nós já falamos um pouco sobre as soluções da Pipo ao longo do texto, mas para que não restem dúvidas, confira quais são os nossos principais diferenciais:
- gestão centralizada e estratégica dos benefícios de saúde;
- análise e uso dos dados para o desenvolvimento de ações e programas;
- experiência de mercado para defender os interesses da empresa com a operadora;
- disponibilização do raio-x de saúde: acompanhe o uso dos benefícios e a evolução da sinistralidade;
- acompanhamento em todas as etapas do processo (desde a escolha do melhor pacote de serviços até o suporte ao colaborador).
Quer entender melhor como a Pipo pode ajudar o seu RH a superar os desafios da gestão de saúde? Clique aqui e faça uma cotação agora mesmo!