Abordar o assunto saúde corporativa dentro de uma empresa vai muito além de oferecer planos e seguros de saúde. É investir em ações que façam sentido para os colaboradores e que mudem, de verdade, a vida deles para melhor.
Já parou para pensar nisso? Ou a sua empresa oferece apenas o benefício e se esquece do restante?
É importante ter em mente que é a sua equipe que faz a sua empresa acontecer e que entrega bons resultados. Por isso, atividades que envolvem o bem-estar desses colaboradores devem fazer parte da rotina da sua empresa.
O termo people, que significa pessoas em inglês, tem ganhado cada vez mais espaço nos RHs. Se pararmos para pensar, essa palavra centraliza várias ações de gestão de pessoas, como o people analytics, por exemplo, não é mesmo?
Isso acontece porque as empresas estão entendendo, cada vez mais, que é preciso cuidar dos seus colaboradores. Acompanhe esta leitura e veja como fazer isso na sua empresa com medidas simples, mas fundamentais!
Neste conteúdo, você encontra:
- Por que incentivar hábitos saudáveis para os colaboradores?
- 3 ações para incentivar hábitos saudáveis no trabalho
- Home office: como manter hábitos saudáveis nesse modelo de trabalho
Por que incentivar hábitos saudáveis para os colaboradores
Sabia que grande parte dos trabalhadores, seja no mercado formal ou não, associa o trabalho — ou à falta dele — ao surgimento de doenças? Isso já foi comprovado em um estudo realizado por uma consultoria em cultura organizacional.
A pesquisa mostrou que, entre mais de 800 entrevistados, 78% acredita que o trabalho contribui ou já contribuiu com seu adoecimento. Diversas doenças foram desencadeadas nos entrevistados, entre elas:
- estresse;
- dor nas costas;
- tensão;
- crises de ansiedade;
- desânimo;
- insônia;
- gastrite;
- depressão;
- enxaqueca e
- problemas sexuais.
As empresas exercem um papel fundamental no auxílio da prevenção dessas e de outras enfermidades, pois o clima organizacional e a cultura da companhia são fatores determinantes para promover equilíbrio na vida dos colaboradores.
Saiba que trabalhadores mais felizes e satisfeitos são mais produtivos, se relacionam melhor no ambiente corporativo e sentem-se muito mais engajados com as atividades, fatores que favorecem para seu bem-estar e diminuem as chances de adoecimento.
Além disso, tanto a organização quanto os colaboradores ganham nos seguintes aspectos:
- mais longevidade e qualidade de vida;
- melhor disposição para realizar as tarefas;
- diminuição da taxa de absenteísmo, já que o colaborador saudável tende a faltar menos por conta de doenças ou para realizar consultas e exames;
- redução de turnover, pois trabalhadores satisfeitos têm mais vontade de permanecer no trabalho;
- menos custos com planos de saúde.
3 ações para incentivar hábitos saudáveis no trabalho
Medidas simples são capazes de tornar a vida dos funcionários muito mais ativa, saudável e feliz. Isso quer dizer que a empresa não precisa fazer grandes investimentos se isso não estiver ao seu alcance.
A mudança de atitude pode ser a partir de ações mais elaboradas ou até em atividades mais simples e que a empresa já desempenha. Veja algumas sugestões:
1. Faça uma pesquisa e entenda as principais necessidades dos colaboradores
O primeiro passo para implementar medidas promotoras de bons hábitos no ambiente de trabalho é identificar os principais costumes dos colaboradores, seu estilo de vida, o que mais precisam, entre outros aspectos que são relevantes para o seu time.
Uma pesquisa de satisfação é uma boa estratégia nesse momento. Imagine, como exemplo, que a empresa esteja acostumada a oferecer apenas lanches nada saudáveis como pães, biscoitos e sucos artificiais.
Já parou para pensar que os trabalhadores podem preferir saladas de frutas, opções integrais e mais naturais como substituição? A pesquisa interna será uma ótima ferramenta para auxiliar nos primeiros passos.
2. Promova palestras e talks sobre o assunto com especialistas
Oferecer orientações com especialistas em saúde é uma estratégia eficiente para engajar os colaboradores na busca por uma vida mais saudável.
Por isso, é interessante convidar nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas ocupacionais entre outros para dar dicas e interagir com o time.
3. Ofereça alternativas para práticas de exercícios
Quanto à prática de exercícios e atividades físicas, as empresas podem ajudar de diversas formas. Aqui estão algumas sugestões:
- disponibilizar benefícios com esse objetivo, como descontos em academias parceiras, voucher para retirar artigos esportivos em lojas, aulas de ginástica, entre outros;
- incentivar a pausa para alongamentos durante o expediente;
- estimular a preferência pela escada no lugar do elevador e para que façam mais atividades a pé;
- disponibilizar recursos para a correta ergonomia e para a realização de pequenas atividades fisioterapêuticas.
Home office: como manter hábitos saudáveis nesse modelo de trabalho
Além das dicas acima, é importante ter atenção à prática de home office. Essa é uma forma de trabalho que ganhou espaço no mercado e com a da pandemia da Covid-19, o modelo tem sido amplamente adotado por empresas no mundo todo.
Nesse estilo de trabalho, especialmente, é preciso atentar-se para a adaptação ao novo processo, incentivar a busca por uma vida mais saudável e acompanhar a rotina dos colaboradores mesmo à distância. Veja como isso pode ser feito.
Incentive a prática de esportes e atividades físicas ao ar livre
O fato de não se deslocar todos os dias para ir ao trabalho pode contribuir para o sedentarismo do colaborador que agora passa mais tempo em casa.
Em momentos assim, é importante reforçar os benefícios de fazer atividades físicas fora de casa. Fazer uma caminhada ou pelo menos dar uma volta no quarteirão já garantem mais mobilidade e auxilia no equilíbrio da mente.
Disponibilize um canal interno focado em saúde
Empresas que trabalham com portais internos, intranets e outros canais de comunicação com os colaboradores podem disponibilizar dicas para estimular os hábitos saudáveis periodicamente nessas plataformas.
Essa é uma forma de incentivar, acompanhar e lembrar sobre a importância de práticas, como a hidratação correta, pausas para esticar o corpo, descansar os olhos do computador e sobre a relevância de adotar rotinas.
Tenha contato frequente com os colaboradores
O home office é um formato de trabalho que precisa de muita disciplina por parte do profissional, pois é comum ter várias distrações e tentações típicas do ambiente domiciliar.
Nesse momento, o RH deve entrar em ação estabelecendo contato frequente com o colaborador, tanto para estimular que tenham horários definidos para suas tarefas quanto para servir de suporte para tirar dúvidas, auxiliá-lo com as atividades e entender se está sobrecarregado ou ocioso na rotina de trabalho.
Tanto a sobrecarga de trabalho como a ociosidade não são nada saudáveis para o profissional e prejudicam a conquista de bons hábito.
Ofereça materiais ricos para o seu time
Materiais ricos são conteúdos educativos nos mais variados formatos e oferecer esse recurso, abordando as informações mais relevantes sobre saúde, pode ser uma estratégia inteligente para instruir os colaboradores.
Mas para isso, é importante entender bem a sua equipe para montar a melhor forma de abordagem. Uma pesquisa interna pode ser um bom primeiro passo para definir que tipo de material entregar.
Viu que promover hábitos saudáveis no trabalho não é sinônimo de grande investimento? Medidas simples já contribuem para o bem-estar no seu time e reforça o compromisso com a saúde dos seus colaboradores.
Quer continuar se aprofundando no assunto? Então baixe o nosso e-book e dê um passo a mais para cuidar da saúde do seu colaborador!