Lidar com contratos e burocracias em relação aos benefícios de saúde não é nada fácil. Por isso, entender o que cada termo significa é fundamental. Hoje vamos falar do estipulante no plano de saúde.
Enquanto que nos planos de saúde individuais a operadora sabe exatamente quem está realizando a proposta, nos seguros coletivos, a seguradora só conhece seus segurados após a adesão. Por conta disso, a Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça fixou em março de 2023 a tese de que no contrato de seguros coletivos, o estipulante deve prestar informações sobre as condições contratuais para os futuros segurados.
Isso demonstra a importância do estipulante em relação à contratação dos seguros saúde. Sendo assim, entender o papel desse intermediário e quais são suas principais funções é fundamental para o RH saber de quem são as responsabilidades na hora de administrar os benefícios de saúde.
Neste conteúdo você vai saber:
- O que é estipulante no plano de saúde?
- Qual a diferença entre estipulante e proponente no plano de saúde?
- Qual a diferença entre estipulante e subestipulante?
- O papel do estipulante nos contratos de plano de saúde
O que é estipulante no plano de saúde?
O estipulante é a pessoa que contrata o seguro saúde quando este é individual. No entanto, nas empresas, um seguro coletivo utiliza apenas um contrato para várias pessoas, fazendo com que haja a necessidade de uma representação legal de uma terceira parte para elas.
Sendo assim, o estipulante no seguro saúde coletivo é a pessoa física ou jurídica a qual consta seu nome no contrato e que intermedia e negocia todas as cláusulas, representando o grupo de segurados na contratação da apólice. Ele é o responsável pelas obrigações dos segurados em relação à operadora.
Segundo a SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, o estipulante pode ser uma pessoa física ou jurídica, desde que não seja uma corretora de seguros (incluindo seus sócios e representantes), um corretor de seguros ou uma sociedade seguradora.
O mais comum é a contratação de uma pessoa jurídica que seja associada aos segurados, a empresa contratante ou o sindicato. Porém, existem outros estipulantes como entidades representativas, associações e conselhos profissionais.
Qual a diferença entre estipulante e proponente no plano de saúde?
Enquanto o estipulante é o responsável jurídico pela contratação, elaboração, administração e escolha dos seguros, o proponente é aquele que solicita um orçamento e proposta do seguro.
Na verdade, os dois até podem ser a mesma pessoa ou empresa, atuando em fases diferentes. Primeiro na solicitação da proposta e depois, após a proposta aceita, na formalização do contrato e demais atuações que já citamos.
Qual a diferença entre estipulante e subestipulante?
Para quem não sabe o que é subestipulante, ele é uma pessoa jurídica representante de outro grupo de segurados e que, por aceite da seguradora, fará parte da mesma apólice do estipulante.
Aliás, é o estipulante quem designa o subestipulante e eles devem fazer parte do mesmo grupo econômico, ou seja, mesmo tendo personalidades jurídicas diferentes, atuam de forma organizada por interesses comuns.