Comportamento organizacional: o que é e para que serve?

Por

Aline Almeida

Por

Publicado em

27/9/21

Existe uma frase no mercado de trabalho que diz "contrata-se pelo currículo, mas demite-se pelo comportamento". De fato, o comportamento organizacional de uma pessoa é bem mais valioso no dia a dia de uma empresa do que até o mais conceituado título acadêmico.

Esse é um assunto importante e que sempre é pauta de pesquisas realizadas pelo mercado com o objetivo de orientar profissionais sobre o risco de não ter inteligência emocional no trabalho. 

Inclusive, um estudo da consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão, Page Personnel, já constatou que 90% dos colaboradores são demitidos por má conduta nas empresas.

Está enfrentando problemas do tipo com seu time e quer saber como gerenciar a situação? Ou pretende entender melhor como lidar com o ambiente corporativo de forma mais saudável para suas relações? Vem com a gente, pois você vai gostar do nosso papo!

Neste conteúdo, você encontra:

O que é comportamento organizacional?

Comportamento organizacional é a forma como as pessoas agem e lidam com as situações no ambiente de trabalho. A conduta profissional, nesse sentido, acontece em diversas situações e forma um conjunto de atitudes tomadas no dia a dia na empresa.

O comportamento organizacional é uma forma de análise das condutas de todos os indivíduos que fazem parte da organização, sejam eles subordinados ou líderes, individualmente e de forma coletiva.

Quando falamos em comportamento humano, temos como objetivo entender como os impactos e as implicações do comportamento dos colaboradores e líderes refletem na organização

A forma como as pessoas reagem às adversidades que surgem no trabalho, como se comunicam internamente, os assuntos que tratam, o modo como desempenham suas atividades e até a maneira como se vestem são exemplos de como o comportamento organizacional é percebido na companhia.

Qual é o objetivo de entender o comportamento organizacional?

O principal objetivo de entender o comportamento organizacional nas empresas é promover ações e traçar estratégias para garantir que todos se relacionem bem — inclusive consigo mesmos — para que o andamento dos trabalhos não seja impactado.

Além disso, a compreensão do comportamento organizacional garante condições para que o trabalho se desenvolva da melhor forma possível por meio de técnicas que ajudem no engajamento e no autoconhecimento das pessoas do time.

Sendo assim, o processo de avaliação do comportamento organizacional passa pelos seguintes passos:

  1. Descrever: efetuar pesquisas para entender os elementos que possam descrever o comportamento das pessoas;
  2. Compreender: entender os comportamentos dos colaboradores e o porquê deles;
  3. Prever: realizar projeções baseadas na maneira com que o colaborador reage;
  4. Controlar: identificar as características do profissional e, assim, tentar controlar o clima da empresa.

Qual a importância do comportamento organizacional?

É fundamental entender que o comportamento organizacional é essencial para a melhoria da gestão de pessoas. Afinal, somente depois dessa análise é possível estruturar estratégias para atingir os resultados desejados.

Confira alguns dos benefícios principais do comportamento organizacional:

  • Adotar um padrão comportamental para nivelar o atendimento ao cliente;
  • Auxiliar na gestão de pessoas;
  • Compreender com profundidade as dinâmicas e complexidades existentes nas relações de trabalho;
  • Facilitar a comunicação interna, independentemente do nível hierárquico;
  • Fortalecer o clima organizacional e oferecer um ambiente harmonioso e almejado pelos profissionais;
  • Montar times mais saudáveis mentalmente e que entendam a importância da inteligência emocional individual e coletiva;
  • Preparar os gestores para lidar com diferentes tipos comportamentais e as complexidades das relações interpessoais;
  • Promover o respeito ao próximo e a necessidade de saber conviver em grupo;
  • Ter equipes mais unidas e que sabem respeitar os diferentes perfis comportamentais;
  • Ter times mais maduros, resilientes e que procuram se desenvolver constantemente, se relacionando com os diferentes departamentos.

Quais os níveis de comportamento organizacional?

O comportamento organizacional é normalmente dividido em individual, em grupo e empresarial.

Comportamento de nível individual

Nesse caso, a análise é focada no indivíduo e quais são seus objetivos, soft and hard skillls, valores, entre outros. É analisado o quanto ele está integrado à cultura da empresa, seus valores e suas regras e o que interfere na sua produtividade ou atrapalha seu crescimento.

Esse tipo de estudo tem como objetivo fazer com que o colaborador fique cada vez mais inserido dentro do ambiente da empresa, explorando seu potencial máximo, sempre respeitando sua individualidade.

Comportamento de nível em grupo

Esse nível estuda as relações entre os indivíduos, levando em consideração todo o conjunto de pessoas. Avalia a sua convivência e como trabalham para atingir os objetivos da empresa, atendendo às regras e lidando com os conflitos.

Assim como no estudo individual, no comportamento em grupo também há o objetivo de alcançar um clima favorável para que todos possam se desenvolver e atingir os objetivos profissionais desejados pela organização. Isso acaba resultando em motivação e aumento da produtividade.

Comportamento de nível empresarial ou estrutural

Por último, a análise é feita de maneira global na empresa, levando em consideração as políticas da empresa, as práticas de gestão de pessoas e o clima organizacional.

É uma maneira bem ampla de facilitar a manutenção dos relacionamentos para manter um espaço de trabalho mais harmônico.

Quais são os principais tipos de comportamento organizacional?

Cada organização tem suas próprias definições de comportamento organizacional ideal e isso se dá de acordo com suas políticas e sua cultura. Uma startup, por exemplo, pode ter um modelo de perfil comportamental completamente diferente daquele desejado por uma empresa multinacional. 

Outro exemplo, é quando uma companhia não tem valores éticos definidos em suas normas, cujo comportamento da própria liderança pode oferecer brechas para atitudes questionáveis dos colaboradores

Entretanto, saiba que estudiosos da área propõem algumas classificações de comportamento organizacional e, abaixo, listamos as principais:

Baseado na responsabilidade

Esse é um comportamento organizacional que tem como foco a responsabilidade em diversos aspectos: no dever com o trabalho, nas atitudes em relação aos outros, no comportamento individual dos profissionais, nas ações que refletem no bem-estar coletivo, entre outros.

A premissa principal desse modelo de comportamento é ter compromisso e cumprir deveres, de maneira geral, mas priorizando o menor impacto nas demandas de trabalho.

Baseado na ética

Priorizar a ética organizacional é um aspecto primordial para muitas empresas e isso implica diretamente nos valores de uma companhia. Aqui, o foco é agir com transparência, honestidade, respeitando as normas e valores da organização e, principalmente, as pessoas.

Baseado no controle gerencial

Esse modelo de comportamento é focado na maneira como uma empresa monitora seus funcionários. Está diretamente relacionado à forma como ela gerencia sua equipe, e pode ser com base na confiança, lealdade e amizade ou no controle mais rígido e na cobrança incisiva de resultados. 

Pode estar relacionado à empresa como um todo ou ser aplicado somente a um projeto específico e tem relação com a superioridade hierárquica e como os líderes lidam com seus subordinados.

Baseado na autocracia

A autocracia é uma tipo de liderança autoritária e o foco é tratar os colaboradores em uma relação mais vertical, de forma subordinada. Esse é um tipo de comportamento organizacional em que os gestores tomam as decisões sem oferecer abertura aos funcionários para contribuições.

É importante frisar que os líderes neste comportamento podem até ser gentis com as equipes. No entanto, não deixam que os subordinados participem ativamente dos processos e esperam que haja cumprimento irrestrito das instruções.

Baseado na competitividade

O modelo baseado na competitividade pode ser bastante saudável para companhias que visam a alta produtividade e o lucro. Mas, existe uma linha tênue entre promover um ambiente pautado em competições saudáveis e outro tóxico e inadequado.

Aqui, é preciso ter em mente que o foco é estimular os times a darem o melhor de si, a se desenvolverem e, acima de tudo, utilizarem como parâmetro os próprios resultados como forma de evoluírem. Do contrário, haverá um ambiente cheio de conflitos e disputas nada positivas. 

Muitas vezes o comportamento que estimula a competitividade não dá espaço para o trabalho em equipe, o que pode ser um problema aos interesses coletivos da organização.

Baseado no assédio ou perseguição

Por falar em nada positivo, por fim, temos o comportamento organizacional que não deve ser adotado por nenhuma empresa. Afinal, ele não é saudável para ninguém, mas, infelizmente, é visto com frequência no mercado de trabalho.

Esse modelo é baseado na perseguição dos colaboradores em diversos níveis, podendo haver assédio moral ou sexual, lideranças abusivas, pessoas com comportamentos constrangedores e desrespeitosos. É importante ter esse modelo em mente para saber identificá-lo e evitar que ele se apresente na sua empresa.

Afinal, é um modelo de comportamento que pode trazer diversas consequências à equipe e, inclusive, afetar a produtividade e os resultados da empresa.

Como analisar o comportamento organizacional?

Ficou na dúvida sobre o tipo de comportamento organizacional predominante na organização ou quer entender melhor sobre o comportamento dos seus colaboradores? Acompanhe algumas ideias de como mensurar esse conceito que, por vezes, pode ser tão subjetivo:

  • Faça uma pesquisa de clima para entender como os colaboradores veem a organização e as questões internas;
  • Realize, já na admissão dos funcionários, um mapeamento de perfil comportamental. Isso ajuda a entendê-los melhor e a traçar estratégias que auxiliarão na busca pelo autoconhecimento e no gerenciamento das emoções;
  • Observe como é a relação das pessoas no ambiente de trabalho: como elas se comunicam, como reagem às mudanças e como se tratam;
  • Avalie a rotatividade da empresa e investigue se ela está diretamente ligada às demissões por conta do comportamento dos colaboradores;
  • Avalie alguns critérios tais como: número de faltas, atrasos, motivação, sociabilidade, visão sistêmica, qualidade de vida, respeito aos códigos de ética, produtividade, entre outros;
  • Utilize ferramentas como softwares e testes psicológicos que ajudam a mapear o comportamento das equipes.

Entender o motivo que pode levar à alta rotatividade, se houver, pode ser determinante para ajudar no planejamento de estratégias que visam reduzir os impactos de maus comportamentos organizacionais. 

Como você viu no início deste artigo, a maioria esmagadora das demissões tem causa direta com atitudes negativas. Mas isso não precisa ser realidade na sua empresa, certo? Com as nossas dicas, é possível reduzir esse número e conquistar um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e produtivo

Para te ajudar nas pesquisas de clima organizacional, preparamos uma planilha e checklist que você confere clicando no banner abaixo.

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