Como a Pipo poupou mais de 850 mil para uma empresa do setor de saúde

Por

Aline Almeida

Por

Publicado em

2/1/23

Este conteúdo faz parte do estudo de caso empresa do setor de saúde.

Sabemos que a sinistralidade é um dos fatores que mais influenciam o reajuste dos planos de saúde. Afinal, quanto mais gastos com atendimento dos beneficiários, maior é o custo que a operadora repassa.

Para quem não sabe, sinistralidade é cada vez que o plano é acionado. Ou seja, é quando um colaborador utiliza o plano de saúde, seja para uma consulta, exame, cirurgia, ou qualquer outro procedimento.

Quando há uma gestão de benefícios bem feita, com um plano adequado para aquele grupo de pessoas, a tendência é, através de uma boa análise, conseguir reduzir o índice de sinistralidade e, consequentemente, o valor do reajuste.

E foi o que aconteceu na Pipo! Através de uma negociação baseada em dados e levando em consideração as particularidades da empresa, foi possível reduzir o valor do reajuste.

Se você quer entender como a Pipo conseguiu poupar mais de 850 mil no reajuste anual de uma empresa do setor de saúde, conheça um pouco mais sobre este estudo de caso.

O contexto

Uma empresa do setor de saúde com 120 vidas, apresentou uma sinistralidade média de 114,25%, enquanto o índice acordado em contrato tinha sido de 70%. Ou seja, o índice ficou 62% acima do que era esperado.

Como vimos que a sinistralidade está diretamente ligada ao valor da mensalidade cobrada pelos planos, a operadora apresentou o reajuste anual muito acima do que a empresa esperava. E claro, isso gerou uma grande surpresa

Análise de dados feita pela Pipo

A Pipo realizou uma análise completa do uso do plano de saúde. Esta etapa foi fundamental para mapear informações cruciais para a próxima fase que era a negociação.

Após esta análise, percebeu-se que alguns meses específicos tiveram uma sinistralidade muito superior à média, além de uma taxa de internação acima do esperado.

Notou-se também que houve um valor muito alto tanto para um parto de titular, quanto para um parto de dependente, representando os dois mais de 40% do custo total dos top 10 usuários do plano.

Os principais resultados com a negociação da Pipo Saúde

Um desses partos citados foi identificado como um parto de gêmeos que ocorreu em março de 2021. Além dos custos do próprio parto, ainda teve um acréscimo de despesas com UTI Neonatal. Além disso, o usuário cancelou o plano alguns meses depois.

Isso demonstrou que o aumento da sinistralidade apontado na curva foi causado principalmente por conta de alguns usuários específicos. Ou seja, foram usos do plano de saúde fora da curva e considerados pontuais.

Sendo assim, desconsiderando esses eventos atípicos, a sinistralidade, que era de 114,25%, cairia para 66,49%, ou seja, uma taxa considerada saudável e dentro do contrato.

Assim, a Pipo fez uma previsão para os meses seguintes, sem considerar esses eventos e, como resultado, foi previsto que não havia tendência de aumento de sinistralidade. Dessa forma, o reajuste foi contestado, gerando uma economia de R$ 864.280.

Se você quer saber como a Pipo gerou essa economia na empresa do setor de saúde, é só clicar abaixo e baixar o estudo de caso completo. É grátis!

Logotipo Pipo Saúde
Pipo Saúde

Conectamos a sua empresa com os melhores benefícios de saúde: Planos de saúde, odontológico e muito mais para o bem estar dos colaboradores da companhia.

Pronto para simplificar a gestão de saúde da sua empresa?

Comece agora uma nova relação com o plano de saúde da sua empresa.

Quero uma demonstração

Posts recomendados

Sem posts recomendados