Transferência de corretora de saúde: é possível e como fazer?

Por

Yu Golfetti

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Yu Golfetti

Publicado em

27/4/21

Uma corretora de saúde deve significar para a sua empresa uma gestão inteligente do plano, cuidado próximo com os seus colaboradores e suporte para as tarefas do dia a dia. Mas, caso esse esse papel não esteja satisfatório, saiba que é possível fazer a transferência de corretora de saúde.

Quando uma empresa quer fazer uma melhor gestão do seu plano ou, até mesmo, contratar um novo benefício de saúde, o ideal é que ela conte com a ajuda de uma corretora. 

Por serem especialistas no mercado de saúde, as corretoras são capazes de direcionar sua empresa quanto às melhores práticas, identificar possíveis dores e oportunidades, além de apontar o melhor caminho a seguir.

No entanto, a realidade pode ser diferente e gerar uma experiência negativa a sua empresa. Por isso, queremos falar sobre um assunto importante: a transferência de corretora de saúde. Confira!

Neste artigo, você verá:

O que é transferência de corretora de saúde?

A transferência de corretora de saúde é a mudança de intermediária que ajuda na escolha e administração do plano de saúde, bem como na relação entre o beneficiário e a operadora do plano.

Assim como as mudanças de operadoras, esse é um direito assegurado e que garante que a empresa possa ter acesso ao melhor atendimento possível em relação aos seus benefícios de saúde. No entanto, não há carências envolvidas nesta troca como há na troca de operadoras.

Muitas empresas não sabem como mudar de corretora de saúde, nem que têm direito a esta transferência. Afinal, esta não é uma prática muito compartilhada no mercado.

Além disso, a mudança pode ter algumas regras, que falaremos a seguir.

Qual o papel da corretora de saúde com a sua empresa?

A corretora de saúde deve apoiar a empresa em todas as frentes com relação aos benefícios de saúde: na hora da cotação e escolha da operadora e planos, na gestão do dia a dia das apólices e, claro, ser a responsável por liderar o processo de renovação.

Apesar de serem muito conhecidas pelo processo de contratação, a principal atuação de um corretor de plano de saúde é dar suporte à sua empresa depois da compra do benefício. Isso significa que cabe a ela entregar a melhor experiência para a sua empresa e para o seu colaborador.

Podemos citar como papel das corretoras de saúde as seguintes ações:

  • Estudar as necessidades dos colaboradores da sua empresa;
  • Encontrar, usando a sua experiência de mercado, o benefício de saúde adequado à dor específica da sua população; 
  • Liderar os processos de cotação e ativação do plano;
  • Ser responsável e atualizar o RH da sua empresa sobre os processos de emissão de apólices, renovação de contratos, propostas, boletos e pagamentos;
  • Fazer a gestão dos benefícios de saúde, como incluir e excluir funcionários do plano, conferir faturas, alocar coparticipação, enviar a lista de vidas atualizadas e mais. 
  • Acompanhar os dados de uso e engajamento e, com base na sinistralidade, propor ações que mantenham o sinistro saudável;
  • Estar próxima e acompanhar, de perto, a saúde dos seus colaboradores;
  • Dar suporte aos beneficiários do plano, tirando dúvidas sobre o plano, como cobertura, reembolso e mais. 

É possível fazer transferência de corretora de saúde?

Sim, sua empresa pode trocar de corretora de saúde e existem alguns momentos para que essa transferência possa acontecer. São eles: 

Na contratação de um novo benefício de saúde

Quando a empresa contrata o plano de saúde ela pode nomear a corretora da sua preferência para ser a responsável pela gestão da apólice.

Geralmente a corretora escolhida é aquela que dá suporte durante o processo de escolha da operadora. No entanto, é um direito da empresa escolher a corretora de sua preferência, mesmo que esta não tenha realizado as cotações, por exemplo.

Entre os 60 à 30 dias do aniversário da apólice, dependendo da operadora

No último mês (em alguns casos dois meses) antes da renovação da apólice, a sua empresa tem plenos direitos de trocar de corretora.

Para isso, basta que ela comunique a corretora atual, via carta, que deseja realizar a troca e nomear a nova prestadora de serviços

A qualquer momento 

A sua empresa pode optar por realizar a transferência de corretora de saúde a qualquer momento da vigência de sua apólice. O processo de troca consiste em informar a operadora sobre a nomeação da nova corretora e destituição da atual.

Essa comunicação se dá por meio de uma carta e, caso a sua apólice esteja entre 60 e 30 dias do aniversário, na maioria das operadoras, é necessário que a atual corretora a assine

Acontece que, muitas vezes, a corretora se recusa a assinar e obriga a sua empresa a permanecer com ela até o fim do contrato. Infelizmente, essa prática ainda é muito comum no mercado, por isso vamos falar dela a seguir.

Corretora de saúde se recusa a assinar a carta de transferência. E agora?

Cada operadora tem um processo de transferência de corretora de saúde. Mas, em linhas gerais, é necessário a assinatura, física ou digital, de uma carta para nomear uma nova corretora fora do período de “aniversário da apólice”.

Como falamos anteriormente, a corretora de saúde atual pode se recusar a assinar a carta e, dessa forma, obrigar com que a sua empresa mantenha os serviços com ela. Esse movimento acontece porque, uma vez dada a anuência, a corretora perde a renda daquela conta com a operadora de saúde.

Por isso, é preciso exigir que os interesses da sua empresa sejam ouvidos.

É necessário entrar em contato com a nova corretora para entender as possibilidades existentes. Caso contrário, a sua empresa pode ter que esperar a data do aniversário da apólice para realizar a transferência.

É extremamente importante que a sua empresa questione a candidata à corretora de saúde e tenha ciência sobre a política dela quanto à uma possível troca, caso os serviços prestados não sejam satisfatórios. 

Como mudar de corretora de saúde?

Os detalhes do processo de transferência de corretora podem variar de operadora para operadora, no entanto, todas seguem pelo seguinte fluxo:

  1. Procura da nova corretora que atenda suas necessidades. É fundamental solicitar os acessos ao sistemas de movimentação da operadora para garantir que nenhum colaborador que entre na empresa durante o processo de transferência fique descoberto;
  2. As partes envolvidas assinam a carta de transferência. Essas regras podem variar de acordo com o tempo restante de contrato, como falamos no tópico anterior;
  3. Nova corretora protocola transferência junto à operadora e envia os documentos necessários junto com a carta de transferência;
  4. A nova corretora recebe a confirmação da operadora e a base de vidas do cliente. Assim, pode conferir todos os dados constantes, como número de carteirinha, dados cadastrais e data de fatura;
  5. Corretora inicia o trabalho de gestão dos benefícios.

É importante ressaltar que todo o processo de transferência de corretagem pode durar, pelo menos, 30 dias e esse prazo pode variar de operadora para operadora. 

Além disso, você também deve saber que o valor do seu plano não deverá ser alterado na troca de corretora. Isso faz com que a escolha da nova corretora leve em consideração seus serviços, principalmente o de pós-venda, e não o preço.

Para trocar de corretora é preciso contratar um novo plano de saúde?

Não! A sua empresa não precisa contratar um novo plano para poder fazer a transferência de corretora de saúde.

É importante mencionar que a corretora do seu plano recebe sua comissão diretamente da operadora em cima do agenciamento e da corretagem e esse valor muda de acordo com o valor do plano que sua empresa paga.

É comum vermos novas corretoras indicando a contratação de um novo plano para a sua empresa durante o processo de transferência, uma vez que ele se dá, na grande maioria das vezes, no aniversário da apólice.

A realidade é que, muitas vezes, elas oferecem novos planos visando o valor do agenciamento, que é, basicamente, uma comissão paga pela operadora para a corretora por fazer o intermédio entre a sua empresa e o plano. No entanto, essa prática de mercado é nociva para as empresas.

É preciso esclarecer que a sua empresa pode - e deve - ter o direito de manter o benefício de saúde caso esteja satisfeita com o produto. E a nova corretora deve acatar essa decisão, se assim for.

Para a empresa e para os colaboradores, muitas vezes a troca de plano é muito custosa. É necessário passar novamente por todos os trâmites, novos processos e reeducar os seus funcionários quanto ao uso e a rede daquele plano.

Por isso, caso a sua empresa esteja satisfeita com o plano de saúde atual e queira trocar apenas de corretora de saúde, não se preocupe! Não é necessário contratar um novo plano para fazer a transferência. 

Como escolher a sua próxima corretora de saúde?

A corretora de saúde da sua empresa deve estar alinhada com as suas necessidades e preocupada em entregar a melhor experiência possível para o seu RH e para os seus colaboradores. Por isso, separamos os principais pontos que você deve levar em consideração na hora de escolher sua próxima corretora:

  • Proatividade: sua corretora precisa estar sempre à frente das suas necessidades, propondo ações e melhorias para facilitar seu dia a dia;
  • Atendimento: além de obrigação, prestar auxílio aos colaboradores evita o uso indevido do plano de saúde, o que a longo prazo pode reduzir índices como a sinistralidade;
  • Decisões baseadas em dados: a corretora precisa analisar dados que influenciam seu plano de saúde para apresentar planos de ação que auxiliam nas tomadas de decisões ou medidas educativas sobre a conscientização do uso dos serviços;
  • Ações de saúde: a corretora deve ser uma extensão do benefício para ajudar a empresa a cuidar da sua população através do planejamento de ações de cuidado com os colaboradores;
  • Alinhamento com os propósitos da empresa: a gestão da corretora deve estar alinhada com a empresa em relação à comunicação e proposições de ações com cuidado próximo e gestão inteligente;
  • Experiência: antes de escolher sua nova corretora, analise seu portfólio e sua evolução ao longo do tempo;
  • Bom relacionamento com as operadoras: este quesito é importante na hora da corretora solucionar problemas como reajuste, por exemplo;
  • Garantia de cancelamento: questione se sua nova corretora assinaria a carta de transferência se você não estivesse satisfeito com seus serviços.

A Pipo como sua nova corretora

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de transferência de corretora de saúde, esperamos que você possa tomar a melhor decisão e encontrar uma prestadora de serviço que agregue valor

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Aqui na Pipo nós sinalizamos, via contrato, a possibilidade do cliente optar pela troca de corretora e garantimos a assinatura da carta a qualquer momento.

Nos preocupamos com toda a jornada e experiência da sua empresa, desde a cotação, gestão de benefícios, ao cuidado com os seus colaboradores. Além disso, nós acompanhamos de perto a sinistralidade da sua apólice e propomos ações focadas em manter o sinistro saudável.

Seus colaboradores têm acesso a um time exclusivo para cuidar da saúde e tirar quaisquer dúvidas sobre o plano e o seu RH tem acesso à uma plataforma completa de gestão de benefícios, com movimentações, acompanhamento de fatura e mais. 

A Pipo é uma corretora de saúde que acredita que pode guiar as pessoas para as melhores escolhas, com benefícios mais claros, simples e práticos, planejados para a vida de cada um.

Faça transferência com a Pipo e agora mesmo!

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