Sua corretora de saúde está fazendo um bom trabalho e ajudando a escolher e gerenciar da melhor forma o plano de saúde empresarial?
A corretora de saúde das suas pessoas colaboradoras, do dia a dia do seu RH e da economia da sua empresa tem que lhe atender plenamente em todos os aspectos e necessidades da sua organização.
Afinal de contas, como qualquer parceiro de negócio, é importante avaliar constantemente os seus fornecedores para entender se o seu time está, de fato, com uma corretora capaz de fazer a melhor ponte entre vocês e o plano de saúde corporativo.
Embora a estabilidade de uma relação com a corretora possa parecer conveniente, analisar periodicamente se os serviços e o suporte oferecidos continuam alinhados às necessidades da empresa deve fazer parte da sua rotina.
O mercado de saúde suplementar está em constante evolução, com novas ofertas e tecnologias surgindo para melhorar a gestão dos planos de saúde empresariais.
Uma corretora que não acompanha essas inovações pode estar deixando sua empresa em desvantagem. Entenda melhor os motivos, siga com a leitura!
Experiência, usabilidade e dados gestão de benefícios de saúde
A experiência das pessoas colaboradoras com o plano de saúde deve ser uma prioridade.
Um bom parceiro de corretagem não só auxilia no processo de escolha do plano de saúde empresarial ideal para a realidade da sua empresa, mas também ajuda a simplificar a gestão diária desse benefício, garantindo que seus colaboradores tenham uma experiência sem atritos, desde a adesão ao plano até o uso de serviços como teleconsultas e atendimento especializado.
Outro ponto igualmente importante é a capacidade da corretora de fornecer dados e relatórios claros sobre o uso do plano e as previsões de reajustes futuros - que é um diferencial decisivo.
Essas informações são essenciais para o planejamento financeiro da empresa e para a construção de uma estratégia de benefícios que atenda tanto às expectativas do RH quanto aos resultados desejados pela organização.
Com isso dito, chegou a hora de entender o que você pode e o que deve ser feito na hora de pensar em outra corretora de plano de saúde empresarial.

Transferência de corretora de plano de saúde corporativo: quando a empresa pode fazer isso?
É importante lembrar que a sua organização pode optar pela troca de corretora de saúde empresarial a qualquer momento da vigência da apólice.
Em outras palavras, sua empresa não tem que contratar ou mudar de plano de saúde para nomear uma nova corretora de saúde.
Se o benefício contratado do plano de saúde empresarial atende às expectativas e necessidades da empresa, em caso de mudança de corretora, pode ser realizado apenas a transferência da corretora junto à operadora de saúde.
Apesar de não ser tão falado, esse processo é bastante comum e não tem impacto negativo no dia a dia das pessoas colaboradoras, uma vez que elas continuam cobertas pelo mesmo plano de saúde corporativo, mas podem agora ter muito mais benefícios, dependendo dos serviços da corretora escolhida.
Tenha em mente que o processo pode ter pequenas alterações de operadora para operadora, no entanto, no geral, todas exigem a nomeação de uma nova corretora via envio de carta assinada, física ou digitalmente, pela empresa com o “de acordo” da antiga corretora.
Infelizmente, algumas corretoras podem se recusar a assinar a carta, o que faz com que a nova corretora possa ser apenas nomeada para gerir o contrato da sua empresa, mas ainda não seja remunerada por isso.
Neste cenário, a remuneração muda apenas no aniversário do contrato, quando de fato é migrada a corretagem na operadora de saúde.
Por isso, antes de fechar uma parceria com a corretora é muito importante ter clareza da política de transferência e garantir, via contrato, a assinatura da carta caso o serviço não esteja satisfatório.
Melhores práticas na avaliação de novas corretoras do plano de saúde empresarial
Existem mais de 58 mil corretoras de saúde credenciadas no Brasil. Por isso, nesse oceano de possibilidades, o primeiro passo é mapear uma possível lista de candidatas que complementam o seu dia a dia.
Aqui estão alguns passos para te ajudar a criar essa lista:
#01 Tenha clareza das principais dores do seu dia a dia
O primeiro passo para encontrar uma boa corretora de planos de saúde empresariais começa dentro de casa, entendendo quais dores você e o seu time tem na gestão de benefícios.
Por exemplo, se a sua empresa tem um quadro de funcionários grande e o seu time precisa fazer muitas movimentações no plano de saúde, preencher a mesma documentação muitas vezes aumenta a chance de erro manual e demanda mais tempo operacional.
Por isso, uma corretora que ofereça uma plataforma que permita fazer movimentações em lote e de forma automatizada vai ser uma boa opção.
Agora, se o seu time já sofreu com uma carta de reajuste acima do esperado e sente falta de ter visibilidade da projeção da evolução desse dado ao longo do ano, uma corretora que tem um time de consultoria ou inteligência dedicado e que apresenta um comitê sobre esse assunto mensalmente pode ser a melhor solução.
Baseie a sua escolha tendo em mente o que pode complementar o trabalho do time de pessoas e tornar a gestão de benefícios mais fácil, escalável e estratégica.
#02 Busque recomendação com outros RHs
Uma regra básica de toda contratação da corretora de plano de saúde empresarial é: peça recomendações de outros profissionais ou grupos que você admira.
Relacionamento próximo é uma das principais alavancas de sucesso em uma relação de corretora e empresa, por isso, coletar insights do que funcionou e quais pontos deixaram a desejar com pessoas que você confia é importante para ter segurança na tomada de decisão.
Se uma corretora não tiver sido proativa ou próxima com uma empresa parceira, a probabilidade desse cenário se repetir é maior.
Outro ponto importante é buscar benchmarking com empresas que têm as mesmas características, como número de funcionários ou setor que a sua empresa, ou que vivam os mesmos desafios, como uma empresa em alto crescimento, por exemplo.
Uma corretora de saúde pode ter uma solução que faça sentido para empresas maiores (acima de 600 vidas), mas que não faça diferença prática na rotina de empresas com menos de 100 vidas.
#03 Tecnologia e dados são o futuro
Você já colocou na ponta do lápis quanto tempo o seu time perde operacionalizando tarefas com processos antigos por medo de mudar?
A gestão de benefícios ainda é um mundo muito burocrático e, por vezes, antiquado.
As empresas que estão recebendo maior destaque no mercado por inovar com novas soluções e oferecem na sua proposta de valor mais visibilidade de dados podem ser boas alternativas para te ajudar nessa questão.
Fique de olho em corretoras que oferecem soluções que facilitam a rotina do RH, como uma plataforma que permite a gestão de benefícios unificada.
Mas, ao mesmo tempo, a sua próxima corretora do plano de saúde empresarial tem que proporcionar uma experiência fluída das pessoas colaboradora, com uma área exclusiva que contribua positivamente para o sinistro do plano de saúde
Não vamos esquecer que é sempre importante contar com um time de saúde capaz de fazer teleconsultas.
É preciso ver a tecnologia como uma aliada que diminui o trabalho operacional e abre espaço para os times de pessoas possam focar ainda mais na estratégia por trás do pacote de benefícios e na satisfação dos colaboradores.
Conclusões
Escolher a corretora certa para o plano de saúde empresarial da sua empresa é um passo estratégico que pode impactar diretamente a satisfação dos colaboradores,a eficiência da gestão de benefícios e os resultados do time de recursos humanos.
Ao avaliar suas dores, buscar recomendações confiáveis e priorizar corretoras que utilizam tecnologia e dados para otimizar processos, você garante que a parceria vai além da simples intermediação de apólices, proporcionando uma gestão mais inteligente e eficiente no dia-a-dia.
Lembre-se, a troca de corretora pode ser feita a qualquer momento durante a vigência da apólice, sem impacto para os colaboradores, desde que bem planejada.
Assim, sua empresa continuará a oferecer o melhor plano de saúde possível, com um parceiro alinhado às necessidades da sua organização.
Agora que você conhece as melhores práticas, é hora de agir e garantir que sua empresa está com a corretora certa para o futuro.
Inclusive, se a sua corretora tem deixado a desejar na parceria, por que não agenda uma conversa com a gente e conhece como a Pipo pode ajudar na gestão dos benefícios de saúde?