Sinais de alerta antes de escolher entre as melhores corretoras de saúde

Por

Thiago Torres

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Thiago Torres

Publicado em

16/10/24

Escolher uma parceira entre as melhores corretoras de saúde do mercado é como escolher uma extensão do seu time: ambos irão trabalhar para garantir mais cuidado e uma boa experiência de saúde para as pessoas colaboradoras da sua empresa.

No entanto, existem muitas corretoras que deixam a desejar no suporte ao seu time. 

Aliás, como a gente falou no nosso último blog post, quando demos dicas sobre Para que serve e o que esperar de uma corretora de planos de saúde empresarial?:

"Escolher uma corretora de planos de saúde empresarial nunca foi tão importante.

Quem é do RH sabe que a escolha da corretora ideal faz toda a diferença,  tanto na sua rotina operacional, como nos gastos da organização e no objetivo mais importante da contratação do plano: a saúde das pessoas trabalhadoras."

Diante disso, é crucial que o RH não se acomode com uma corretora que não está cumprindo seu papel de maneira eficiente. 

Inclusive porque sabemos como  gestão de saúde dentro de uma empresa vai além da simples contratação de planos de saúde e envolve:

  • acompanhamento contínuo, 
  • transparência, 
  • educação dos colaboradores e, principalmente, 
  • proatividade por parte da corretora. 

Afinal, os impactos de uma má gestão podem ir muito além do aumento dos custos, afetando a saúde e a qualidade de vida das pessoas colaboradoras.

Nesse cenário, contar com uma corretora que esteja alinhada com os objetivos e valores da empresa faz toda a diferença. 

Uma corretora bem estruturada não só proporciona um bom atendimento, mas também ajuda a empresa a antecipar possíveis problemas e a manter os custos controlados. 

Assim, o RH pode focar em outras demandas estratégicas, sabendo que a saúde dos colaboradores está em boas mãos.

E é exatamente por causa dessa importância e do potencial impacto que a escolha da corretora tem na vida do RH, na saúde dos colaboradores e até mesmo nos custos da sua empresa com saúde, que a gente quis criar o post de hoje. 

Separamos aqui os principais sinais de alerta para você identificar quando pode ser a hora de considerar uma nova corretora de saúde.

Segue com a Pipo aqui na leitura e tome nota!

Sinal #01 | Chega uma proposta de reajuste do plano de saúde muito alta, sem ter tido visibilidade ao longo do ano

Esse é um dos pontos mais delicados em uma parceria com uma corretora de saúde. Até porque o time de pessoas trabalha com um orçamento pré-definido.

Então, receber um reajuste do plano fora do planejado pode significar mudanças significativas que impactam diretamente o orçamento da sua empresa e, consequentemente, a capacidade da organização de investir em projetos e pessoas. 

Se a sua corretora não te dá visibilidade ao longo do ano sobre a evolução da sua sinistralidade e, consequentemente, não propõe alternativas para mitigar possíveis desvios, é hora de reconsiderar a parceria.

Sinal #02. Quando uma corretora incentiva a mudar de plano de saúde sem necessidade

Infelizmente, é comum que algumas corretoras recomendem a troca de operadora de saúde, mesmo quando o benefício esteja atendendo às necessidades da empresa. 

Isso acontece porque existe um modelo de remuneração que repassa uma porcentagem da primeira fatura paga no início do contrato com uma nova operadora de saúde para a corretora.

Apesar de não ser uma prática considerada ilegal, ela não é ética e não leva em consideração a empresa. 

Implantar um novo plano de saúde pode ser um processo bastante doloroso para o time de pessoas e para as pessoas colaboradoras, por isso, fique de olho caso a sua corretora insista na mudança de plano sem necessidade.

Sinal #03 | Quando o seu time perde muito tempo na gestão dos benefícios

Seu RH gasta muito tempo com demandas operacionais dos benefícios? 

Tem algo errado aí!

Processos como movimentar colaboradores, conferir faturas, receber muitas demandas de saúde (ex.: questões sobre reembolso ou pedidos de recomendação de rede) devem ser simples. 

E se não está fluindo pra vocês, isso é um claro sinal de que sua corretora não está sendo parceira no dia a dia e nem está facilitando a rotina dos seus times.

Comece a pesquisar novamente entre as melhores corretoras de saúde e quais oferecem uma plataforma que centralize as principais informações dos benefícios de saúde.

Por exemplo, dados da apólice, faturas, lista de beneficiários e a unificação da gestão do plano de saúde, têm que estar no mesmo lugar, com fácil acesso. 

Ter uma corretora que proporcione mais eficiência reduz enormemente o tempo operacional gasto pelo seu time, e a Pipo sabe disso porque entregamos 4,2x a mais de eficiência na operação do RH.

Sinal #04 | Quando ela não propõe ações educativas ou campanhas de saúde com sua população

Usar o plano de saúde de forma correta é uma das principais maneiras de manter a sinistralidade saudável e o plano sustentável a longo prazo. E isso exige educar as pessoas colaboradoras. 

Ações de saúde personalizadas para as necessidades da sua empresa ou campanhas de saúde que eduquem e incentivem o uso do plano de saúde de forma correta são ações importantes a serem exploradas pela sua corretora parceira.

Além disso, uma corretora que investe em ações educativas demonstra preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores e com a prevenção de problemas de saúde, o que reduz custos desnecessários no futuro. 

Campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção, exames periódicos e o uso consciente dos serviços de saúde são exemplos de como a corretora pode agregar valor à empresa, criando uma cultura de saúde sólida e duradoura entre os colaboradores.

Sinal #05 | Quando você precisa ir atrás da corretora por uma resposta

Uma boa parceria é aquela em que você pode confiar e sabe que seu time está bem amparado. 

Se você precisa ficar cobrando uma resposta do time de atendimento, esse é um sinal de alerta. 

A sua corretora deveria ser proativa e antecipar possíveis problemas ou dúvidas, mas, quando necessário, indicar uma solução o mais rápido possível, sem que você precise entrar em contato direto com a operadora de saúde.

Quer como a gente está sempre à disposição aqui na Pipo? Se liga em tudo o que oferecemos:

Time de saúde 24/7: A Pipo oferece um time de saúde disponível 24 horas por dia, todos os dias, para realizar teleatendimentos e guiar os colaboradores nas questões de saúde. Isso proporciona aos colaboradores um canal direto para resolver dúvidas e acessar cuidados sem custo adicional e sem impactar o sinistro.

Atendimento proativo: A Pipo realiza busca ativa de colaboradores que apresentam alta utilização ou que estão em situações de risco, engajando-os no cuidado preventivo. Eles também oferecem segunda opinião sobre diagnóstico e tratamento, passando mais segurança ao colaborador.

Concierge de saúde: A Pipo dispõe de um concierge para auxiliar colaboradores e seus dependentes, fornecendo suporte em demandas relacionadas aos planos de saúde e odontológicos, além de curadoria e recomendação de rede credenciada.

Gestão de benefícios centralizada: A Pipo facilita a gestão de benefícios por meio de uma plataforma dedicada ao RH, que permite acompanhar as faturas, movimentações e sinistralidade, tudo de maneira otimizada e centralizada.

Equipe médica dedicada: A empresa conta com profissionais médicos e de enfermagem que cuidam e orientam os colaboradores em qualquer intercorrência de saúde. Consultas ilimitadas sem custo adicional fazem parte do pacote de suporte oferecido.

Sinal #06 | Quando a corretora perde SLAs e prazos combinados com frequência

Nenhum time quer deixar as pessoas colaboradoras descobertas porque perdeu o prazo de pagamento da última fatura ou porque incluiu um dependente depois do prazo de carência, não é? 

A sua corretora parceira precisa garantir que você e o seu time estejam alinhados quanto aos prazos dos processos da operadora. Caso necessário, ela também precisa advogar em sua causa.

Aqui estão alguns pontos que podem servir de suporte para reforçar a importância do cumprimento de SLAs e prazos e que nós aqui da Pipo fazemos questão de entregar para nossos clientes:

  1. Plataforma para gestão centralizada: oferecemos uma plataforma centralizada para o RH, onde todas as rotinas de benefícios são gerenciadas. 

Isso inclui faturas revisadas, inclusões e exclusões rápidas e a gestão de benefícios em lote, facilitando o cumprimento dos prazos e a automatização de processos para evitar atrasos.

  1. SLA com antecedência: mantemos um SLA de 15 dias de antecedência para revisões de faturas e questões relacionadas ao faturamento, permitindo que o RH tenha visibilidade e controle das etapas, evitando assim atrasos ou erros que podem impactar os prazos.
  2. Equipe dedicada: temos uma equipe de atendimento dedicada para garantir o acompanhamento das demandas e a resolução de problemas no dia a dia, o que ajuda a evitar o descumprimento de prazos e SLAs.
  3. Consultoria e gestão de benefícios: realizamos um acompanhamento contínuo da gestão de sinistralidade e auditoria de contas médicas, além de ser proativa ao mapear desvios na utilização dos benefícios. 

Isso permite um controle mais rígido e eficaz sobre os processos de renovação e reajuste, minimizando riscos de perda de prazos.

Sinal #07 | Quando o seu time não tem suporte para dúvidas de saúde ou do benefício

Times de RH têm muitas tarefas no dia a dia: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, comunicação interna, folha de pagamento, avaliação de desempenho, gestão dos benefícios, entre outros. 

É uma lista bem extensa. 

A sua corretora parceira deve ser uma facilitadora quando o assunto são dúvidas de saúde ou sobre o benefício de saúde, sejam elas vindas do time de RH ou das pessoas colaboradoras. 

Ter um canal direto ou um time dedicados a essa demanda ajuda (e muito) a otimizar o tempo e focar no que realmente importa.

Sinal #08 | Quando o RH precisa de ajuda para lidar com um problema de saúde do colaborador

É comum o RH receber solicitações ou pedidos de ajuda relacionados a problemas de saúde das pessoas colaboradoras e passar horas procurando um direcionamento adequado para ajudá-las. 

Como especialista em saúde, além de responder dúvidas relacionadas ao benefício contratado, a sua corretora deve ser capaz de acolher colaboradores com quaisquer problemas de saúde.

Além disso, ter um time de profissionais apto a prestar cuidado e direcioná-los para um cuidado adequado, quando necessário. 

Também é esperado que esse trabalho aconteça de forma proativa. 

Ou seja, a sua corretora deve ter o trabalho de mapear, identificar e direcionar pessoas que possam estar em grupos de risco ou que tenham condições de saúde preexistentes.

Sinal #09 | Quando você recebe muitas reclamações sobre o pacote de benefícios da empresa 

Benefícios de saúde existem para facilitar o acesso à saúde e dar mais bem-estar para as pessoas colaboradoras. 

Se o pacote oferecido não atende às necessidades e expectativas dos colaboradores, a empresa não atinge os objetivos traçados por trás daquela contratação e, no fim, está tendo apenas custos, sem resultado. 

Por isso, é esperado que a sua corretora tenha um time especialista em inteligência de benefícios que deve entender os objetivos da contratação de um benefício, estudar quais possibilidades estão aderentes com esse propósito e garantir que as opções fazem sentido para as dores do usuário final.

Para concluir

Escolher entre as melhores corretoras de saúde é uma decisão estratégica que pode impactar diretamente a saúde dos colaboradores e a eficiência do RH. 

VImos que uma corretora de qualidade vai muito além da intermediação: ela deve ser uma parceira ativa, capaz de proporcionar suporte contínuo e proativo, ajudando a empresa a gerir seus custos e garantir o bem-estar dos seus colaboradores.

Se a sua corretora atual não está entregando o nível de serviço que você precisa, apresentando sinais de alerta como falta de transparência nos reajustes ou dificuldade em lidar com problemas de saúde dos colaboradores, pode ser hora de repensar essa parceria. 

Escolher entre as melhores corretoras de saúde não se trata apenas de quem pode fornecer um plano de saúde, mas quem pode ser sua aliada no cuidado com a saúde dos colaboradores e na otimização de sua operação interna.

Se você viu algum dos sinais citados aqui hoje, marque uma conversa com a Pipo, e vamos mostrar como podemos lhe ajudar!

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