IDSS da ANS: entenda mais sobre esse índice

Por

Yu Golfetti

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Yu Golfetti

Publicado em

8/11/23

Todas as operadoras de saúde precisam oferecer um bom serviço, seguir normas e comprovar que estão dando o atendimento adequado. Para isso, existem análises de indicadores que geram um índice chamado IDSS.

IDSS é o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar. Ele faz parte do PQO - Programa de Qualificação de Operadoras da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, que avalia a qualidade do serviço prestado pelas operadoras.

O objetivo desse índice é contribuir com a evolução da saúde suplementar, bem como melhorar a gestão e as próprias normas da ANS. Além disso, serve para influenciar a escolha dos clientes pelos planos de saúde mais bem avaliados.

Se você quer entender um pouco mais sobre o IDDS, como ele é calculado e todas as suas vantagens, acompanhe.

Neste conteúdo você verá:

Afinal, o que é IDSS da ANS?

Criado em 2004, o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar é a base do PQO, que confere o desempenho das operadoras de saúde.

O IDSS é uma nota que varia de 0 (zero) a 1 (um) e é composto por 4 critérios chamados dimensões, com 31 indicadores, cada um com pesos diferentes. Ele leva em consideração dados enviados pelas próprias operadoras ou então, utiliza informações retiradas dos sistemas nacionais de informação em saúde.

A nota do IDSS é sempre retroativa, ou seja, mesmo sendo referente ao ano de divulgação, é feita com base em dados do ano anterior.

Depois de publicada, cada operadora precisa divulgá-la em até 30 dias no seu site e mantê-la até a divulgação da próxima nota. Inclusive, a recomendação da ANS é que se disponibilize as notas dos últimos 5 anos.

Como funciona e quem é avaliado?

Todas as operadoras regulamentadas e que estão atuando no mercado há, pelo menos, 180 dias no ano-base, precisam participar dessa avaliação. Elas enviam as seguintes informações mensalmente, ou de forma trimestral, de acordo com um calendário estipulado pela ANS:

  • Monitoramento TISS: documento padrão chamado Troca de Informações na Saúde Suplementar, que faz parte da Resolução Normativa 305. Ele é a principal fonte de dados do IDSS e é obrigatório para registrar informações de operadoras e prestadores de serviços em relação aos beneficiários. Esse documento também verifica se o padrão TISS está sendo aplicado de forma transparente em relação ao faturamento;
  • DIOPS: é o Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde, que coleta informações cadastrais e financeiras das operadoras;
  • SIB: é o Sistema de Informações de Beneficiários, que coleta os dados cadastrais dos beneficiários, como identificação pessoal, endereço e informações contratuais;
  • RPS: é o Sistema de Registro de Planos de Saúde, que antes era um sistema e agora é um aplicativo, onde a operadora cadastra os planos de saúde e todas as informações referentes a eles.

Após o envio, a ANS avalia e processa os arquivos para, no ano seguinte, fazer o cálculo do IDSS.

Primeiramente, esse índice vai somente para cada operadora que pode questionar a pontuação, se constatarem alguma divergência. Em um segundo momento, os dados são divulgados publicamente.

As 4 dimensões do IDSS

Conforme mencionamos, são 4 as dimensões do IDSS:

IDQS

É a Dimensão Qualidade em Atenção à Saúde, que mede a qualidade da assistência médica. Ela tem peso 0,30 no índice.

Nessa dimensão são analisadas as ações de prevenção, promoção e atendimento a cada um dos beneficiários, levando em consideração 12 indicadores, sendo que cada um deles tem um peso diferente na análise:

  1. Estímulo ao parto normal (peso 3);
  2. Atenção ao pré-natal (peso 2);
  3. Fratura em idosos (peso 2);
  4. Cuidado integral da criança até os 4 anos (peso 2);
  5. Preventivo de câncer de colo de útero (peso 2);
  6. Cuidado ao diabético (peso 3);
  7. Prevenção da cárie (peso 2);
  8. Cuidados com a gengiva (peso 2);
  9. Cuidado integral do idoso (peso 3);
  10. Promoção da saúde e prevenção de doenças dos clientes (pontuação base de 0,10);
  11. Participação em programas de melhoria da qualidade pelo plano de saúde (pontuação base de 0,30);
  12. Adoção de remuneração que considere o desempenho dos prestadores de serviços de saúde (pontuação base de 0,10).

As informações dos 9 primeiros indicadores vêm dos Guias TISS, que são as guias de atendimento aos beneficiários e as 3 últimas são de adesão voluntária das operadoras para melhorar a assistência.

IDGA

É a Dimensão Garantia de Acesso, que mede a qualidade e acesso aos hospitais, laboratórios e profissionais de saúde. Ela também tem peso 0,30.

O foco dessa dimensão é avaliar a rede de prestadores disponíveis para os beneficiários e quais parcerias as operadoras possuem para oferecer a assistência necessária. Ela leva em consideração 8 indicadores:

  1. Renal crônico (peso 1);
  2. Médico de referência do idoso (peso 2);
  3. Acesso a urgência e emergência 24 horas (peso 1);
  4. Consulta com dentista (peso 1);
  5. Acesso ao dentista (peso 1);
  6. Qualidade de hospitais (peso 1);
  7. Qualidade de laboratórios (peso 1);
  8. Acesso à contratação individual (bônus de até 10%).

IDSM

É a Dimensão Sustentabilidade no Mercado, que mede a satisfação do cliente e a solidez do plano de saúde. Seu peso é o mesmo das anteriores, 0,30.

O objetivo da IDSM é conferir como está a situação financeira das operadoras, sua gestão de gastos e investimentos. Ela leva em consideração o feedback dos clientes e utiliza 6 indicadores:

  1. Solidez do seu plano de saúde (peso 3);
  2. Resolução de queixas do cliente (peso 2);
  3. Reclamações gerais do cliente (peso 1);
  4. Preço do plano de saúde (peso 1);
  5. Satisfação do cliente/paciente (pontuação base 0,25);
  6. Moderação de reajustes (peso 0).

Existia até o ano-base de 2021 um sétimo indicador - Autorização prévia anual para movimentação da carteira de títulos e valores mobiliários, mas este foi excluído por solicitação da DIOPE - Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras.

IDGR

É a Dimensão Gestão de Processos e Regulação, que mede a qualidade da gestão administrativa do plano. Diferentemente das demais, essa tem peso 0,10.

Essa é a dimensão que avalia se as operadoras estão de acordo com todas as obrigações impostas pela ANS. Ela é um parâmetro de análise e avaliação para a agência e possui 5 indicadores:

  1. Qualidade dos dados de cadastro do beneficiário (peso 2);
  2. Utilização do SUS por beneficiários de plano de saúde (peso 1);
  3. Qualidade da informação em saúde enviada para a ANS (peso 2);
  4. Relacionamento do plano de saúde com hospitais, laboratórios e profissionais de saúde (peso 1);
  5. Qualidade dos dados do diagnóstico (bônus de 10%).

Cálculo da nota do IDSS da ANS

Conforme mencionamos, o IDSS varia de 0 a 1, sendo que os índices próximos a 1 são de operadoras em conformidade com a ANS, enquanto que os próximos a 0, representam operadoras que não estão atuando conforme o esperado.

Para calcular o IDSS, primeiro, calcula-se o índice de cada uma das dimensões através de uma média ponderada. Ou seja, primeiro, é feita a soma dos produtos de cada indicador pelo seu peso e esta soma é dividida pela soma dos pesos.

Na prática, a fórmula é a seguinte:

ID = (ID1*P1 + ID2*P2 + ... + IDn*Pn) / (P1 + P2 + ... Pn)

onde:

  • ID = Índice de desempenho da dimensão
  • ID1 = Índice de desempenho do indicador 1
  • P1= Peso do indicador 1
  • ID2 = Índice de desempenho do indicador 2
  • P2= Peso do indicador 2
  • IDn = Índice de desempenho do indicador 1
  • Pn= Peso do indicador n

Se a dimensão tiver indicador bônus ou pontuação base, soma-se essas pontuações ao ID, desde que o valor final não ultrapasse 1. Se tiver os dois, o primeiro cálculo é o do bônus e depois, soma-se a pontuação base.

Depois que for feito o cálculo de cada uma das dimensões, basta multiplicar cada um pelo seu peso e somá-las. A fórmula será a seguinte:

IDSS = (IDQS ∗ 0,30) + (IDGA ∗ 0,30) + (IDSM ∗ 0,30) + (IDGR ∗ 0,10)

Vantagens do IDSS

A principal vantagem do IDSS é poder avaliar a qualificação das operadoras para que os beneficiários possam escolher a que consideraram mais vantajosa.

O índice também aumenta o reconhecimento e a referência do atendimento, com maior procura de profissionais qualificados.

Gestores e analistas das operadoras precisam estar sempre atentos ao IDSS, além de colocarem algumas medidas em prática para que o índice esteja sempre o mais alto possível, tais como:

  • Ter pessoas na gestão dedicadas a cumprir as regras da ANS e melhorar o desempenho dos serviços prestados;
  • Manter sempre uma comunicação com os prestadores e beneficiários;
  • Controlar a qualidade das informações enviadas, sempre de acordo com os parâmetros obrigatórios;
  • Trabalhar em conjunto com as demais áreas da operadora para que todos colaborem com a manutenção do índice.

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