Para que serve e o que esperar de uma corretora de planos de saúde empresarial?

Por

Thiago Torres

Por

Publicado em

2/10/24

Escolher uma corretora de planos de saúde empresarial nunca foi tão importante.

Quem é do RH sabe que a escolha da corretora ideal faz toda a diferença,  tanto na sua rotina operacional, como nos gastos da organização e no objetivo mais importante da contratação do plano: a saúde das pessoas trabalhadoras. 

Já quando falamos especificamente do seu board de colaboradores, não é de hoje que a oferta de benefícios tem ocupado um espaço cada vez mais decisivo no processo de atração e retenção de talentos. 

Lembre-se de que estamos vivendo a consolidação do pós-pandemia, onde os benefícios de saúde se estabilizaram como os mais requisitados pelas pessoas colaboradoras, com o plano de saúde no top 1, segundo a Pesquisa de Benefícios de Saúde e Bem-estar 2024 da Pipo Saúde.

De fato, a estratégia com benefícios tem se tornado, cada vez mais, um tema estratégico dentro das empresas, e não só pela  perspectiva de atração e retenção, como também pelo alto custo, ficando atrás apenas da folha de pagamento.

Vale reforçar, também, que o RH lida, todos os dias, com os desafios da gestão dos benefícios de saúde de uma empresa, seja por ser um produto técnico e operacional, como também pelo alto volume de rotinas e frequência necessária.

E é por isso que escolher a melhor corretora de planos de saúde faz toda a diferença na rotina de todos os seus times e nos resultados alcançados com a estratégia desse pacote.

Uma corretora de planos de saúde parceira deve te ajudar a tornar simples o que é, por natureza, algo complexo. 

Ela tem que facilitar e acelerar os processos de cadastro e exclusão dos colaboradores, acompanhar os dados de uso dos benefícios para garantir renovações competitivas, além de acolher e direcionar as pessoas colaboradoras para o melhor cuidado disponível com aquele benefício. Sendo, este último, bastante negligenciado pela maioria das corretoras do mercado.

Ou seja, o papel de uma corretora de planos de saúde é cuidar

Cuidar da empresa, das pessoas, dos processos, do que quer que faça com que tudo e todos sejam a melhor versão de si mesmos.

A Pipo sabe muito bem disso. Tanto que queremos ajudar você a dar os passos corretos com esse primeiro artigo da nossa série que é um verdadeiro guia para encontrar a corretora de planos de saúde ideal pra você. 

Segue com a gente?

#01 O que esperar de uma corretora de planos de saúde corporativo?

Em linhas gerais, corretoras de planos de saúde existem para ajudar o time de pessoas a encontrar, gerenciar e manter o pacote de benefícios de saúde de uma empresa saudável, sustentável e competitivo no mercado.

Além disso, elas oferecem um cuidado de saúde dedicado para pessoas colaboradoras e seus dependentes, garantindo suporte contínuo e soluções personalizadas.

E aqui, um detalhe importante sobre como as pessoas deveriam se relacionar com uma  corretora de planos de saúde:

Apesar de serem muito conhecidas pelo processo de cotação e contratação, ou intermediação, de um benefício de saúde, o principal trabalho das corretoras de planos de saúde acontece na gestão dos mesmos. 

Afinal, elas têm expertise suficiente para dar o suporte necessário à sua empresa, e também aos seus profissionais, seja com demandas burocráticas ou com suas necessidades de saúde.

A maioria das corretoras costuma parar seu envolvimento após a contratação e intermediação, retornando apenas no período de renovação ou quando entra em cena a assinatura da carta de portabilidade, como uma forma de prevenir a mudança de corretora.

Porém, o ideal é que elas estejam presentes em todos os aspectos relacionados ao plano de saúde, garantindo uma utilização saudável e sustentável ao longo do tempo.

Por isso, podemos resumir o papel de uma corretora de saúde em: 

  • encontrar o melhor desenho de benefício de saúde da sua empresa, 
  • negociar o melhor preço, 
  • implementar e disponibilizar esses benefícios para seus colaboradores, 
  • simplificar a rotina de gestão dos benefícios, 
  • acolher e direcionar os colaboradores para o melhor uso. 

Olhando assim, é um trabalho para todo o ano, e não só o momento da renovação, concorda? 

Para facilitar o entendimento, é possível descrever o trabalho de uma corretora de saúde em cinco diferentes frentes, que detalhamos no seguinte tópico. 

#02 corretora de planos de saúde na prática

Na teoria, tudo parece simples. Na prática, escolher a corretora certa exige muito mais do que a intermediação de contratos. 

Para uma gestão eficiente dos benefícios, a corretora deve auxiliar na definição de estratégias, acompanhar a utilização dos planos e promover a saúde dos colaboradores.

Ela auxilia na definição de benefícios, gerenciamento do uso dos planos, e cuida da saúde dos colaboradores. Seu serviço tem que abranger consultoria, gestão de sinistralidade, e atendimento especializado ao RH e colaboradores.

Por isso, é essencial que a empresa avalie detalhadamente cada um dos serviços oferecidos pela corretora. 

Só assim é possível garantir um suporte completo e contínuo, que acompanhe as necessidades dos colaboradores e permita uma gestão sustentável e eficiente dos planos de saúde empresariais.

Confira os principais e do que se tratam, na prática:

01 Consultoria de benefícios

Apoio na definição da estratégia de benefícios e contratação ou renovação dos mesmos, através de um custo sustentável e competitivo para a empresa.

02 Gestão e Operação de Benefícios

Apoio para gerenciar todos os benefícios de saúde e ter visibilidade da utilização a qualquer momento. 

Isso inclui facilitar processos administrativos, acompanhar relatórios detalhados e garantir que o uso do plano esteja alinhado às necessidades da empresa e dos colaboradores, promovendo eficiência e controle.

03 Gestão de saúde e sinistralidade

Acompanhamento da saúde dos colaboradores, analisando a utilização do benefício contratado (a famosa sinistralidade) e mapeando e realizando, em conjunto com RH, programas e ações que melhorem a saúde da população da empresa.

04 Atendimento ao RH

Atendimento próximo para resoluções rápidas, gestão estratégica dos benefícios ativos e suporte para direcionar questões específicas do benefício contratado quando necessário.

05 Atendimento de saúde ao colaborador

Time de saúde dedicado para atender colaboradores e dependentes, direcionando-os ao melhor cuidado. 

Além do suporte no uso dos benefícios, a equipe acompanha e mapeia a saúde dos funcionários, garantindo um atendimento personalizado que contribui para o bem-estar e reduz os custos com reajustes.

Essa classificação pode ajudar você a entender se a sua parceira tem feito um bom trabalho. 

No entanto, de maneira mais prática, podemos citar estes como os papéis principais de uma corretora de saúde dentro de cada uma das principais etapas de gestão do plano de saúde.

#03 Principais Papéis de uma corretora de planos de saúde por etapa

Entender o detalhe de cada papel de uma corretora de planos de saúde é crucial porque, em cada etapa — da contratação à renovação — decisões estratégicas precisam ser tomadas. 

Sem essa clareza, a empresa corre o risco de perder oportunidades valiosas de otimização, enfrentar surpresas financeiras ou comprometer o cuidado dos colaboradores.

Para facilitar, pense que uma corretora deve atuar em 4 etapas. São elas:

1. Etapa de recomendação e contratação

Uma corretora de saúde precisa estar à frente do processo de contratação e recomendação de um plano de saúde — seja na primeira contratação ou em uma renovação. 

Como especialista no assunto, ela deve te apoiar em todas as etapas da construção do pacote de benefícios de saúde que mais faça sentido para a sua empresa: análise de informações, definição do desenho do plano, construção do BID com operadoras, cotação e negociação.

Papel da corretora na etapa de recomendação e contratação:

  • Avaliar as características e informações da população da empresa;
  • Trazer benchmarks e melhores práticas do mercado;
  • Definir o desenho do plano de benefícios e estudo de mercado;
  • Liderar o processo de construção de BID com operadoras;
  • Estar à frente das etapas de cotação e negociação;

2. Etapa de gestão do benefício

Com o plano de saúde implantado e com a população coberta, é chegada a etapa de rotina. 

Essa é a etapa que, geralmente, toma muito tempo do time de RH no dia a dia. 

Uma corretora de saúde deve facilitar o processo e reduzir o tempo operacional do time de pessoas, oferecendo alternativas que simplifiquem e unifiquem a gestão de benefícios, centralizando as principais informações e dando visibilidade aos status dos processos. 

Além disso, também é muito importante que ela acompanhe de perto os dados de utilização do benefício e dê visibilidade para o time de pessoas.

Papel da corretora na etapa de gestão do benefício e de saúde: 

  • Ter um time de relacionamento dedicado para tirar dúvidas no dia a dia e ajudar a empresa a ter sucesso com sua política de benefícios;
  • Ter uma plataforma que simplifica e unifica os processos de movimentação (cadastro e exclusão) de colaboradores no benefício; 
  • Acompanhar o uso do benefício e apresentar projeções futuras do uso do plano; Dar visibilidade sobre possíveis desvios; 
  • Propor ações de saúde ou estratégias de saúde para as pessoas colaboradoras; 
  • Garantir a conferência e revisão de faturas mensalmente;

3. Etapa de suporte e atendimento de saúde ao beneficiário

O mundo dos planos de saúde é técnico e complexo. Com isso, é comum que as pessoas colaboradoras tenham dúvidas quanto ao uso e regras do benefício contratado. 

O resultado é uma fila de solicitações junto ao time de RH, que já está atarefado, ou uma má utilização do benefício. 

Garantir que as demandas de saúde e dúvidas do benefício não recaiam sobre o RH, que não é especialista no assunto, também é papel da corretora de saúde. 

Ela deve garantir que as pessoas colaboradoras entendam seus benefícios e tenham o suporte para utilizá-los da melhor forma, tirando dúvidas relacionadas à saúde ou ao uso do benefício.

Papel da corretora na etapa de suporte ao beneficiário:

  • Ter um time dedicado para tirar dúvidas e direcionar pessoas colaboradoras quanto ao melhor uso; 
  • Oferecer um time de saúde capaz de fazer teleatendimentos sem custo adicional para o RH ou impacto no sinistro junto à operadora; 
  • Ter uma área de cuidado ao colaborador com as principais informações sobre o benefício contratado em um só lugar; 
  • Mapear as condições de saúde das pessoas colaboradoras; 
  • Intermediar o contato entre colaborador e operadora de saúde; 
  • Criar materiais e campanhas educativas de saúde.

4. Etapa de renovação
A renovação é um dos pontos mais importantes da gestão de um plano de saúde. 

É papel da corretora de saúde garantir que o time de pessoas esteja confortável e confiante no pacote de benefícios. 

No geral, é preciso entender que essa etapa começa junto à contratação, um ano antes de o primeiro reajuste chegar, afinal, gestão de saúde não se faz próximo do reajuste, se faz o ano inteiro.

A sua corretora deve acompanhar os dados de utilização do benefício ao longo do ano para que a sua empresa promova programas de saúde, auxilie os colaboradores sobre a melhor utilização e esteja com visibilidade do reajuste esperado. 

Por isso, é papel da sua corretora apresentar cenários futuros e garantir que a sua empresa esteja preparada e amparada no momento do reajuste.

Papel da corretora na etapa de renovação

  • Ter um time de consultoria de benefícios dedicado; 
  • Estudar e compartilhar práticas de mercado; 
  • Dar visibilidade dos dados e informações que podem impactar a renovação com antecedência; 
  • Promover programas e ações de saúde Trazer alternativas sustentáveis para o reajuste; 
  • Liderar o processo de construção de BID com operadoras; 
  • Intermediar e garantir os prazos de renovação junto à operadora.

Conclusão

Como mencionamos no início, escolher a corretora de planos de saúde certa nunca foi tão importante. 

Definitivamente, a gestão dos benefícios vai muito além da contratação inicial. 

A corretora precisa atuar como uma parceira estratégica, tem que estar lado a lado com o time de RH todos os dias, o tempo todo. Ela deve garantir  que, ao longo de todo o processo, sua empresa esteja amparada nas decisões mais importantes.

O impacto vai direto ao que mais importa: a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além da eficiência operacional e financeira da empresa. 

Desde a oferta de benefícios até a renovação, cada papel desempenhado pela corretora contribui para uma gestão mais simples, sustentável e alinhada às expectativas de todos.

Por isso, compreender esses detalhes e escolher uma corretora que esteja preparada para assumir essas responsabilidades é crucial para o sucesso da sua estratégia de benefícios. 

Com a parceira certa, sua empresa estará pronta para enfrentar desafios e garantir resultados sólidos no longo prazo. 

Aliás, por falar em parceira ideal, que tal falar com a Pipo? Marque uma conversa conosco!

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