Fazer a gestão de benefícios de saúde no dia a dia não é uma tarefa fácil. Mesmo não sendo uma especialista no assunto, a pessoa de Recursos Humanos precisa dar conta de responder às dúvidas dos seus colaboradores sobre o plano de saúde e às vezes até sobre como lidar com sintomas.
Surgem dúvidas sobre a numeração da carteirinha, cobertura do plano em determinado hospital, qual o melhor pronto-socorro, pedidos de indicação de médicos especialistas e muito mais.
E cabe à pessoa de RH buscar as respostas a essas perguntas, utilizando buscadores na internet, o aplicativo da operadora de saúde ou até mesmo perguntando aos colegas. Ainda correndo o risco de não encontrar respostas satisfatórias.
Tudo isso ao mesmo tempo em que lida com todas as suas outras demandas. Cansou só de pensar, né?
Nós sabemos que o RH não tem que ser um especialista em benefícios de saúde - ou até em saúde - mas ter parceiros que deem suporte na contratação de benefícios e, principalmente, no uso desses benefícios pode ser muito importante.
Afinal, não adianta contratar os melhores benefícios de saúde se os colaboradores têm dificuldade em utilizá-los.
Eles continuarão sem conseguir cuidar da sua saúde. Isso pode impactar a empresa de muitas maneiras:
- Aumentando o absenteísmo e presenteísmo;
- Gerando insatisfação e ocasionais conflitos organizacionais;
- Podendo gerar até a perda de talentos.
Continue a leitura para entender como nós podemos te ajudar a reverter essa situação e gerar uma ótima experiência em saúde para os colaboradores!
Como a Pipo resolve esse problema
A Pipo conta com um time especializado para dar suporte e acolhimento de saúde, assim como auxiliar o colaborador a fazer o melhor uso dos seus benefícios.
Agora, com a criação de uma plataforma dedicada ao colaborador, a Área do Membro, facilitamos o contato com o Time de Saúde. Ela incentiva o seu time a buscar a Pipo para orientações de saúde e demandas operacionais. E, assim, liberar tempo para que você e seu time cuidem do que mais importa: as pessoas.
Conheça a Área do Membro
O login pode ser feito a partir do site da Pipo. No menu, o colaborador seleciona “Entrar” e, em seguida, “Área do Membro”. Para fazer o login, basta inserir o CPF e entrar. Os membros da Pipo podem acessar por meio deste link.
Para consultar informações sensíveis, que somente o beneficiário pode ter acesso, um fluxo de autenticação via e-mail será solicitado, para a proteção de dados.
Feito o login, o colaborador se depara com o “cardápio” de serviços que a Pipo oferece logo na tela inicial. As principais opções são:
- Agendar teleconsulta
- Buscar rede credenciada
- Carteirinhas
- Fazer check-up
- Tirar dúvidas
Agendar teleconsulta
O colaborador entrará em contato explicando como está se sentindo (se houver sintomas) ou qual a sua necessidade. Nossos Guias de Saúde irão orientar e encaminhar ao nosso Time de Saúde para agendar a teleconsulta o mais rápido possível.
Buscar rede credenciada
O colaborador poderá solicitar indicações de profissionais, laboratórios e hospitais dentro da cobertura do seu plano de saúde.
Carteirinhas
É possível consultar os dados de todos os benefícios disponíveis ao colaborador, assim como os de seus dependentes. Além de visualizar os detalhes, o colaborador também poderá copiar a numeração da sua carteirinha.
Fazer check-up
Ao agendar uma teleconsulta com a Pipo, o nosso Time de Saúde irá solicitar os exames necessários segundo o perfil do colaborador, que retornará com os resultados para avaliação e definição de próximos passos.
Veja o vídeo abaixo e conheça a história de um de nossos membros!
Tirar dúvidas
Ao selecionar “Tirar dúvidas”, o colaborador encontrará um segundo menu sobre dúvidas mais burocráticas:
- Reembolso
O colaborador será direcionado à nossa Central de Ajuda, com respostas às dúvidas mais frequentes sobre o tema reembolso.
- Coberturas
Em “Coberturas”, o colaborador entrará em contato com um Guia de Saúde para entender melhor quais procedimentos, hospitais, consultas poderá realizar através do seu plano de saúde.
- Acesso ao app da operadora
Da mesma forma que na opção “Reembolso”, o colaborador será direcionado à nossa Central de Ajuda, com respostas às dúvidas mais frequentes sobre como acessar o app/site da operadora ou fazer seu cadastro.
- Falar com um especialista
Se o colaborador não conseguir resolver a sua dúvida através da Central de Ajuda ou tem outras questões não contempladas pelas categorias anteriores, poderá falar com um especialista da Pipo, os nossos Guias de Saúde.
A Pipo quer estar ao lado dos seus colaboradores
Além de reduzir o tempo do RH com tarefas operacionais, ao incentivarmos o atendimento primário da Pipo, através das teleconsultas, reduzimos idas à emergência, consultas e procedimentos.
Dados iniciais mostram que, a partir do lançamento da Área do Membro, o colaborador ficou 80% mais propenso a utilizar nossos serviços de saúde em vez de acionar o plano de saúde desnecessariamente.
Ou seja, muitas das suas dúvidas são respondidas ali mesmo pelo nosso Time de Saúde. Dessa forma, nem é preciso marcar uma consulta e a sinistralidade diminui. Isso ajuda a empresa na hora de negociar o reajuste do valor do plano de saúde empresarial na renovação.
Também é possível que antes mesmo da renovação a empresa tenha crescido e precise fazer um upgrade no plano. Veja um caso real de como a Pipo pode te ajudar!