É tudo a mesma coisa? Não é, não. Agente de seguros de saúde é uma profissão e corretor de seguros de saúde é outra e se você quer atuar na área ou crescer nela, precisa entender quais as diferenças.
A leitura deste post vai ajudar, inclusive trazendo dicas quanto ao que você deve fazer para atender melhor aos seus clientes, podendo até contar com uma parceria especializada. Vem saber mais!
Aqui, você encontra:
- O que é agente de seguro de saúde
- O que é corretor de seguro de saúde
- Qual a diferença entre os dois
- Como ser um corretor melhor
- Conte com o apoio de outras empresas
O que é agente de seguro de saúde?
Um agente de seguros representa uma agência ou seguradora e trabalha vendendo seus produtos de uma agência para os consumidores em troca de uma comissão por cada venda feita.
Assim, esse profissional é um representante da agência de seguros de saúde que ajuda pessoas ou empresas a escolherem um plano conforme suas necessidades.
Ainda, há dois tipos de agentes de seguros:
- Agentes cativos: em geral, representam apenas uma seguradora;
- Agentes independentes: costumam representar mais de uma seguradora.
Em ambos os casos, o agente pode ser responsável por executar a contratação do produto do início ao fim, gerindo todo o processo de compra.
O que é corretor de seguro de saúde?
Por sua vez, o corretor de seguros de saúde representa o consumidor que busca a melhor apólice de seguro de saúde para atender suas necessidades. Assim, ao invés de atender a quem vende o produto, o corretor atende a quem quer comprá-lo.
Para tanto, corretores pesquisam as melhores opções em termos de cobertura, regras e custo, e as apresentam para os seus clientes.
Uma vez que a escolha for feita, o corretor de saúde vai lidar com bastante documentação e outras etapas que fazem parte do processo burocrático da contratação de um seguro ou plano de saúde.
Entretanto, para que a compra do benefício seja concluída, deve passar as informações documentais que preencher e recolher para a seguradora contratada. Então, a própria seguradora finaliza o processo.
Qual a diferença entre os dois, então?
Então, recapitulando, a diferença entre os dois é que o agente de seguros representa uma ou mais seguradoras, enquanto o corretor representa clientes em busca de uma seguradora.
No fim do processo, ambos direcionam pessoas e empresas para a mesma solução: os produtos de uma agência de seguros de saúde. A forma como isso acontece é que muda, influenciada pelo foco de atuação que cada um dos profissionais tem.
O "X" da questão: o agente de seguros no Brasil
Além de saber a diferença entre as duas figuras profissionais, você precisa conhecer a realidade do mercado brasileiro.
Nossa legislação não prevê a existência do agente. Por lei, a venda de apólices deve ser feita por um corretor de saúde ou diretamente pela seguradora. É por isso que, por aqui, os termos acabam se confundindo e, em alguns casos, a prática também.
Como ser um corretor melhor?
Corretores são pessoas físicas que auxiliam pessoas e empresas a escolherem o melhor benefício em saúde, avaliando os produtos de cada seguradora. E o que é preciso para fazer isso com qualidade?
Os requisitos básicos para ser um corretor de saúde são:
- Ensino Médio completo,
- Aprovação no Exame Nacional de Corretor de Seguros (teste realizado pela Escola Nacional de Seguros);
- Habilitação pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Além disso, é interessante se relacionar bem e desenvolver habilidades de comunicação, empatia e vendas. Entenda que seu papel passa por:
- Entender as necessidades dos clientes;
- Buscar os planos com melhor custo-benefício para atender a essas necessidades;
- Ter clareza na hora de apresentar os produtos e tirar as dúvidas dos clientes;
- Oferecer atendimento de qualidade;
- Cuidar das burocracias do processo, enviando toda documentação necessária à seguradora;
- Prestar suporte antes, durante e após o fechamento da venda.
Assim, é preciso ativar o "modo humano" para atender bem e entregar qualidade, além de ter atenção e um processo bem definido para cumprir a parte burocrática sem erros e sem perda de tempo.
Conte com o apoio de outras empresas
Você está achando interessante, mas percebeu que fazer o trabalho de corretor de seguros de saúde de forma bem feita não é tão simples assim? Bem, é verdade.
Seu foco precisa ir além de apenas concluir mais uma venda e deve considerar, de fato, o bem-estar e o melhor serviço possível para os seus clientes. Isso exige conhecer bem o mercado, as diferentes seguradoras, o que cada uma oferece, em quais condições e por qual custo.
É muita informação para analisar e usar para orientar a escolha dos clientes. Por isso, é interessante contar com o apoio de empresas que possam te ajudar em diversas etapas da operação e no pós-venda.
Assim, você pode ter acesso a diversos recursos, como tecnologias que facilitam a realização de cotações e comparativos entre as apólices, além de contar com o auxílio de profissionais para cumprir as partes burocráticas da contratação de um seguro ou plano de saúde.
Esse apoio, portanto, é uma forma de contar com uma infraestrutura institucional, comercial e operacional para oferecer um serviço de qualidade, lidando com menos burocracia, o que aumenta suas chances de venda e sucesso.
Considere a ideia tendo em mente que, em geral, um corretor de saúde trabalha sozinho. Sendo assim, tende a ter uma carga elevada de tarefas para acompanhar todo o processo de escolha e contratação de um benefício de saúde.
A ajuda de uma empresa preparada para dar o suporte necessário é bem-vinda.
Achou interessante? Então, a dica é entender por que vale a pena fazer parte do Programa Pipo Partner e não precisar se preocupar com a operação e pós-vendas!