O que é administradora de benefícios e como escolher uma?

Por

Yu Golfetti

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Yu Golfetti

Publicado em

27/11/23

Não é novidade que o plano de saúde lidera o ranking dos benefícios mais desejados por profissionais. O que nem todas as empresas sabem é que podem contar com uma administradora de benefícios para entregar mais qualidade aos colaboradores.

Uma administradora pode atuar junto à sua organização e ao RH na cotação dos melhores planos de saúde empresariais, em sua gestão diária e na busca pela redução dos custos da empresa com a saúde e a oferta do benefício.

Se interessou em saber mais? Confira o que você verá neste post e boa leitura:

O que é administradora de benefícios?

Uma administradora de benefícios regulamentada pela ANS é uma empresa que atua como intermediária na contratação de planos de saúde e odontológicos coletivos e empresariais, e que cuida da sua gestão.

Em outras palavras, é uma "ponte" entre operadoras de saúde e clientes interessados em contratar seus serviços.

Assim, quando uma organização, entidade pública ou classe profissional deseja contratar um plano, pode ir diretamente a uma operadora ou buscar a ajuda de uma administradora de planos de saúde.

Qual a função de uma administradora de benefícios?

Como intermediadora, a administradora tem a função de representar o contratante do plano de saúde ou odontológico e mediar todo o processo que engloba definir coberturas, negociar valores, enviar boletos de cobrança e buscar acordos vantajosos de renovação do benefício a cada ano.

Para que seja considerada, de fato, uma administradora de benefícios, a empresa em questão precisa realizar ao menos um dos serviços listados a seguir, conforme a Resolução Normativa ANS 196/2009:

  • promover a reunião de pessoas jurídicas contratantes;
  • oferecer planos de saúde ou odontológicos para associados das pessoas jurídicas contratantes;
  • prestar apoio técnico na discussão de aspectos operacionais, como: aplicação de mecanismos de regulação pela operadora do plano de saúde, alteração de rede assistencial e negociação de reajuste do plano de saúde.

Qual a diferença entre administradora de benefícios e operadora?

A administradora de benefícios é a empresa que representa um ou mais grupos de consumidores na relação com a operadora. Por sua vez, a operadora é a empresa que oferece os benefícios em saúde.

Ou seja, a operadora é a empresa que cria e controla os produtos de assistência em saúde privada, definindo aspectos como:

  • opções de rede credenciada;
  • abrangência de cada cobertura;
  • segmentações assistenciais e outras questões pertinentes aos benefícios ofertados.

Por definição legal, de acordo com a Lei nº 9.656/98 ― conhecida como Lei dos Planos de Saúde ―, uma operadora de plano de saúde é:

“Pessoa jurídica constituída sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão, que opere produto, serviço ou contrato de que trata o inciso I deste artigo [em que são definidos os planos de saúde]".

E, vale saber, uma administradora de planos de saúde não pode exercer essa mesma função. Sendo assim, em essência, é definitivamente diferente de uma operadora.

Quanto a isso, vale recorrer à Norma Reguladora n° 515, que determina que uma administradora não pode ter rede própria, credenciada ou referenciada, de serviços de saúde.

Mais do que isso, não pode executar nenhuma atividade que seja típica dos planos de saúde, não podendo, portanto, ser responsável por prestar serviços de cuidado com a saúde em si.

Qual a diferença entre administradora e corretora de benefícios?

Uma corretora é como uma administradora de benefícios, mas ainda melhor. Isso porque as corretoras tendem a ir além na sua forma de atuação, oferecendo serviços "adicionais" que são muito vantajosos para quem as contrata.

Em geral, uma corretora de benefícios oferece uma consultoria especializada para entender ao máximo as necessidades de seu cliente ― por exemplo, uma empresa, seus funcionários e dependentes ― e encontrar o plano de saúde empresarial mais adequado.

Além disso, corretoras podem oferecer condições especiais de pagamento, o que torna essa intermediação ainda mais interessante.

Ainda, cabe esclarecer que uma corretora pode ser administradora; mas nem toda administradora pode ser uma corretora. Assim, este é mais um ponto a ser considerado ao buscar uma empresa parceira para ajudar seu RH na gestão de benefícios em saúde.

Quais são as vantagens de ter uma administradora de benefícios?

Existem diversas vantagens de contar com uma administradora de planos de saúde ou corretora, veja só:

Acesso mais amplo às operadoras

Existem operadoras de plano de saúde que só atendem a pessoas jurídicas e, portanto, não podem ser acessadas por indivíduos fora de uma empresa ou de um grupo reunido com base em sua atuação profissional.

Com o intermédio de uma administradora, é possível chegar a essas operadoras, deixá-las à cargo do processo de cotação do plano e encontrar um serviço de assistência em saúde com melhor custo-benefício para o grupo de consumidores contratante e seus dependentes.

Mais facilidade nas negociações

Um dos papéis da administradora é fechar contratos vantajosos no que diz respeito à cobertura, preços e outras características do plano. Assim, negociações fazem parte da sua expertise, o que aumenta as chances de conseguir um bom acordo, benéfico para todos os envolvidos.

Possibilidade de redução de riscos

Em alguns casos, a administradora de benefícios assume riscos e fica responsável por quitar a mensalidade de inadimplentes por um período de tempo determinado, evitando a suspensão do convênio coletivo.

Essa é uma possibilidade que precisa estar prevista em contrato, não sendo regra para todas as empresas do ramo, e não isenta os devedores de ressarcir a administradora.

Mais facilidade na gestão do benefício

Uma administradora ou corretora de planos de saúde fica responsável pelas tarefas operacionais relativas à manutenção do benefício contratado, como:

  • alterações cadastrais;
  • emissão de boletos;
  • envio de lembretes de pagamento;
  • envio de informes sobre reajustes.

Com isso, o RH da organização que contrata uma administradora gasta menos tempo com essa tarefa, podendo dedicar-se a outras que sejam mais estratégicas na gestão de pessoas.

Cuidado extra e direcionamento médico

Uma boa administradora de benefícios ou corretora pode se encarregar de orientar as pessoas beneficiárias sobre como aproveitar ao máximo o plano contratado, além de atuar em prol da sua saúde.

Por exemplo, a administradora pode dispor de um time dedicado de enfermeiras e médicas para acolher beneficiários e dependentes, auxiliando em suas necessidades de saúde.

Apoio nas negociações e redução de custos

Como já mencionei, existe a vantagem de contar com a expertise da empresa contratada na hora de negociar reajustes. Para tanto, uma boa administradora ou corretora pode avaliar a utilização do benefício contratado e:

  • descobrir se a empresa está gastando alto com um serviço pouco utilizado;
  • entender como reduzir a sinistralidade do plano de saúde e, a partir disso, fechar acordos mais vantajosos para o grupo contratante.

Possibilidade de unificar a gestão de benefícios

É de conhecimento geral que o plano de saúde é um dos benefícios mais oferecidos pelas organizações e mais desejados pelos profissionais. Mas, não é o único que pode ser ofertado.

É possível incluir o plano odontológico e outras opções como seguro de vida, telemedicina, cobertura de serviços em saúde mental e até academia. Todos podem ser gerenciados pela corretora, simplificando sua oferta e melhorando a qualidade dos benefícios.

O que levar em conta para escolher uma?

Uma organização não precisa contratar uma administradora de benefícios ou corretora, mas já deve estar claro para você que ter esse apoio é bastante vantajoso. Para tanto, é válido considerar:

  • o status da administradora, por meio de uma consulta no site da ANS;
  • as referências e credenciais da empresa em questão;
  • a disponibilidade de planos de saúde e parceiros;
  • seus diferenciais em relação a outras empresas do ramo;
  • a cartela de clientes e seus depoimentos.

Antes de fechar negócio, é indicado fazer buscas na internet, acessar os sites oficiais e até marcar conversas para conhecer melhor os serviços ofertados.

Em um bate-papo, é possível conhecer os cases de sucesso da administradora e entender, por exemplo, como ela atua para ajudar a reduzir os custos com saúde empresarial e melhorar a oferta de benefícios.

Considere a Pipo

Em seu processo de busca e avaliação de administradoras de benefícios, sugiro que considere a Pipo Saúde como uma opção para a sua empresa.

Nosso foco são as pessoas. Desde o início, buscamos entender o perfil dos profissionais que atuam em sua organização e conhecer a demanda de cada indivíduo.

Isso nos permite planejar melhor o cuidado em saúde para apresentar os benefícios mais adequados e garantir uma boa assistência em saúde no dia a dia.

Nos mantemos presentes junto à sua organização de forma constante, seja para oferecer direcionamento médico por meio de nossa equipe especializada ou para acompanhar a renovação de contrato e buscar a redução de custos.

A saber, em 2022, alcançamos 14% a menos de sinistralidade que o mercado, gerando economia para nossos clientes. Saiba mais sobre isso conferindo Estudo de saving: Pipo Saúde + unicórnio brasileiro!

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